domingo, 10 de abril de 2011

Você sabe com quem tá falando meu irmão?

É o seguinte. Á alguns dias que venho matutando com uma pergunta, na verdade com uma replica que recebi há muito tempo atrás, quando estava tendo uma discussão com um peguete amigo. Eu lembro daquilo flutuar em meus canais neurológicos por algum tempo e sumir, ressurgindo das cinzas agora. E cabe ao meu dever de blogueira compartilhá-la com vocês.

“E você Bia, você sabe quem é?”. Na época fiquei extremamente revoltada já que eu estava discutindo justamente as atitudes DELE e sua personalidade (lê-se: jogar na cara. Sou muito boa nisso, hehe...) e não esperava ser abordada de uma maneira tão...Inteligente. E assustadora.

Sempre fui muito boa em entender a maioria das pessoas, tanto que já pensei em fazer psicologia muitas vezes, em surtos de identidade e toda essa coisa de vestibulanos...Porém, e eu mesma, eu sei quem eu sou? Sinceramente, não.

Eu posso usar muitos adjetivos para me definir, definir minha aparência, minha personalidade e minhas atitudes, mas eu nunca vou saber ao certo se sou tudo isso que digo que sou. Interpretar sentimentos, pensamentos e atitudes, é algo tão ambíguo e delicado que só um profissional muito bom em psicologia saberia fazer, e creio que nem um dos mais prestigiados psiquiatras gastam sua energia matutando sobre sua existência corpórea e física. E se passam, e chegam a uma conclusão, parabéns para eles.

Confesso que tenho um pouco de medo de descobrir o que realmente sou. Muitas vezes, o valor que damos a nós mesmo é muito maior do que o que as pessoas nos dão, então pode ser um pouco decepcionante saber que você é esquizofrênico, egoísta ou quem sabe, aspirante a psicopata. Por exemplo, no fundo a gente sempre vai achar que está certo, a menos que alguém ou algo nos prove o contrário. E esse tipo de decepção, embora inevitável, pode ser muito deprimente.

Eu sou do tipo que tenho características desde o maternal e outras que vivem mudando de posição. E ao mesmo tempo, não boto minha mão no fogo pra dizer que um dia não vou mudar as atitudes que sempre tomei.

Eu posso vir a morar no Marrocos e virar islâmica, adotando um ponto de vista totalmente diferente do ocidental...Posso casar com um chinês e achar besouros fritos uma delícia; Posso me tornar uma atriz de cinema símbolo sexual e morrer de overdose por uma alta dose de heroína. Ou posso ser tudo que sou agora e pior. O que sou, e o que vou ser nunca vou poder responder, mas de uma coisa eu tenho certeza: Nunca vou parar de me perguntar também.

Por isso passo a batata quente pra vocês: QUEM É VOCÊ?

3 comentários:

  1. Beatriz encontrei seu blog por acaso e já me identifiquei com o texto e se foi tudo por amor, deixei um comentário lá. Tô te seguindo, um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Estou me sentindo perturbada por ter que responder essa pergunta, que aliás, é para um trabalho do meu curso. Ainda estou sem respostas.

    ResponderExcluir