segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O pudim

Ana Elissa atravessava a Paulista com um surpreendente bom humor pra uma Segunda-Feira; e um estômago não acostumado à dejejuns modestos. Cumprimentara todos os colegas de trabalho com uma cordialidade inédita, e resmungando uma canção de infância administrava seus afazeres na empresa com um contagiante alto astral. Sentia-se radiante, e o motivo era nada mais nada menos do que o começo da tão prometida dieta.

Livrara-se do peso de sua consciência, e com ele, em alguns meses iriam os números descartados da balança. Por alguma razão ilógica, sentia que a dieta resolveria não só o problema de sua cintura saliente, seu bíceps flácidos que tremiam quando gesticulava despedidas, suas coxas exageradamente grossas, sem falar nas papadas... Mas, poderia talvez, trazer alguns benefícios que nada tinham à ver com os aspectos físicos.

Quem sabe, sua metamorfose de 'gordinha simpática' para 'um corpo escultural levemente rechonchudinho' poderia impressionar os profissionais de sua empresa (principalmente seu chefe) que notariam a determinação e eficiência aplicada não só à seus assuntos pessoais, mas principalmente em seus afazeres empresariais, afinal, ela era de fato muito competente.

A pilha de relatórios que foi jogada em sua mesa esmagou por um breve instante sua utopia, e embora preservasse o sorriso satisfeito com que iniciara o dia, ao notar a quantidade de formulários já não sentia-se tão bem humorada como antes. O estômago começara a roncar, anunciando que o horário de almoço estava chegando e que a única refeição que faria se resumia à uma pequena barra de cereais. Mas, o sacrifício era por uma boa causa, e ao terminar sentiu-se reanimada, continuando à divagar nos futuros benefícios. Podia até arranjar um namorado, pensou. Á algum tempo se divorciara e sentia falta de alguém para trocar lâmpadas, abrir potes e esquentar os pés. Não era muito exigente, embora nem o mais insosso do seres do sexo masculino com quem mantinha contato parecia notar sua presença. Mas quando emagrecesse...

_ Parece feliz hoje, senhora Sampaio. Está mais desatenta que o normal.

Aquele era Fábio, o gerente bonitão embora extremamente desagradável. Suspirando, Ana Elissa voltou-se para os relatórios, agora os analisando-os com afinco. Já não sentia-se tão nem um pouco disposta e uma dor de cabeça irritante espetava suas têmporas. Saiu às 18:30, e com as costas estalando e as pernas doloridas, deu um 'boa-noite' indiferente aos demais funcionários, recebendo em troca a triste desventura de encontrar o metro lotado.

O burburinho de vozes estridentes que escapava pelas fendas da porta, indicava que haviam visitas em casa, e quando a abriu percebeu que seus avós a esperavam ao redor da mesa, junto com seu irmão mais novo, seus pais e seu sobrinho. O semblante inocente de sua avó despertou em Ana uma saudade interrompida pelo cansaço de dias corridos, e ao se aproximar para abraça-la, deu de cara com a ultima coisa que gostaria de ver naquele momento.


Lá estava ele. Em toda sua majestade de sobremesa, coberto por uma calda cristalizada que refletia a incandescência da luz artificial. No meio da mesa, em evidência sobre a toalha azul celeste, as gotas de caramelo dourado escorrendo de sua superfície gelatinosa e lambuzando a borda do pratinho. O pudim caseiro de leite condensado 'da vó'.

_ A bisa achou que a tia iria gostar da surpresa. - informou o sobrinho, o único com perspicácia suficiente para notar, no meio daquele amontoado de manifestações calorosas, o olhar irritado que Ana dirigia ao doce.

Sentou-se na mesa. O doce a encarava, e com brutalidade digna de um assassino, Ana Elissa cortou uma fatia generosa, à despejou em um pratinho e ainda com a faca de cortar a cobriu com uma camada extra de caramelo. Acabou com o pedaço em 2 minutos e depois dele vieram mais 3.

Foda-se a dieta, foda-se os benefícios futuros. Nenhum namorado, reajuste salarial e agrado do chefe faziam sua vida tão doce quanto aquele pudim.

6 comentários:

  1. Que lindo :)

    http://www.garotasdizem.com/

    ResponderExcluir
  2. Caramba, acho que sou um tipo de Ana Elissa. Milhões de vezes já tentei começar uma dieta, deu certo uma vez apenas, mas nunca fui tão infeliz sem poder comer minhas besteiras... Muito bom o texto, você usa as palavras tão bem. :D

    ResponderExcluir
  3. Eu sou como ela, também KKKK eu não como o que é saudavél, como o que é gostoso e foda-se

    http://dezesseisamargos.blogspot.com/
    @16amargos

    ResponderExcluir
  4. Até que hoje em dia estou comendo coisas bem saudáveis, só preciso organizar meu horário de alimentação que é totalmente louco... mas não abro mão das minhas besteirinhas jamais! :P

    ResponderExcluir
  5. Nossa ja passei por isso !Realmente o doce faz parecer que tudo melhora :P

    ResponderExcluir
  6. O seu txto ficou muito bom. Me prendeu do início a fim. Mas confesso que no meio eu queria cometer suícidio por estar com muita fome e ver essa foto deliciosamente linda do pudim. hahahaha

    ResponderExcluir