sábado, 12 de novembro de 2011

Dolores & Humbert. Humbert, Humbert & Lolita


O nome 'Lola', sempre me chamou muita atenção. Algumas vezes ouvi pessoas dizerem que mesmo antes de serem pais e mães, já sabiam que teriam um filho de tal sexo, com tal nome. Coisa de feelling, vai saber... Quando soube da existência de um livro chamado LOLITA (na época eu tinha 13 anos de idade) coloquei na cabeça que teria que lê-lo um dia. E esse fato só se concretizou à 2 meses atrás.

Topei com um exemplar de LOLITA de Vladimir Nabokov no meio da pilha de livros de um amigo e sucessivamente encontrei uma edição azul-bêbe, com grafias douradas e a foto ícone da obra (duas pernas com meias até os joelhos e pés calçados com sapatos boneca) na biblioteca municipal. Quando você não vai até o livro, acredite, ele vai até você.

Primeiramente, gostaria de enfatizar que Humbert. Humbert (o pseudônimo do narrador) é um sujeito irrelevante de todo tipo de piedade, a pior espécie de caráter humano. No entanto, seu fluxo de pensamento (o livro baseia-se nas memórias de um condenado a morte) mostra justamente as loucuras e misérias da alma humana, todos os sentimentos ruins, do ciúme ao egocentrismo, da hipocrisia ao sentimento de culpa, tornando-se quase impossível não se identificar com pelo menos uma passagem vivida pelo protagonista. Sua paixão por Lolita (sua enteada de 12 anos) é como o primeiro amor de um pré-adolescente. Totalmente fora de controle, induzindo o personagem a casar-se com a mãe da adorada, e ver na morte da mesma, a possibilidade de consumar seu amor.

Já Dolores Haze é uma verdadeira incógnita. Sua promiscuidade precoce, parecia uma imitação dos romances que leu em revistas ou de cenas mais quentes vistas na televisão. Além do mais, o livro se passa nos 60, onde a sexualidade estava deixando de ser um tabu e ganhando grande evidência na mídia e na sociedade.

Enquanto Humbert mergulhava de cabeça em uma paixão com sentimentos adultos, Dolores (pelo menos no início da obra) parecia levar tudo aquilo como uma grande brincadeira. No decorrer do romance, com seu crescimento, a garota começa a sofrer com o ciúmes possessivo do padrasto e sua limitada liberdade. As consequências de uma infância deturbada pelas brigas com a mãe e a incitação prematura à sexualidade, contribuem para que sua personalidade se torne rebelde e melancólica ao final do romance.

Os capítulos mais legais do livro caracterizam-se por duas viagens: Uma, a de Humbert. Humbert. e sua pupila, onde percorrem todo o Estados Unidos fugindo dos conhecidos e autoridades, após a morte da mãe da garota. A segunda, a mais interessante para mim, é a de um solitário Humbert percorrendo todos os lugares em que levou, passou e visitou com o Dolores, buscando pistas sobre o paradeiro da garota e misteriosamente desaparece do hospital em que estava internada.Até que passados 2 anos, Humbert recebe uma carta da enteada.

Lolita é um romance triste, doce e ao mesmo tempo perturbador. Gosto de como ele estraçalha a cultura norte-americana, o evidente 'american way of life' onde todos encenam indivíduos perfeitos, invictos de falhas. O padrasto dedicado e sua enérgica e imaculada enteada, usados como disfarce para um pedófilo seduzido por uma adolescente perturbada.
-
#FICADICA:Adaptação foda do romance por nada mais, nada menos que thrãrã... Stanley Kubrick. É, o diretor sádico, doidão e genial de Laranja Mecânica e O Iluminado. Pelo que investiguei (Estou, nesse exato momento baixando o filme. É, não o encontrei em nenhuma locadora do "condado") o enredo sofreu algumas modificações, mas acho válido dar uma conferida. Os figurinos são lindos, e Kubrick, é Kubrick...

12 comentários:

  1. Oii!
    Adorei a dica, o livro parece ter uma história muito bem elaborada e 'tensa' se assim pode-se dizer, gostei mesmo.

    KKK' Sim, tenho só 14 anos recém completados, todos dizem que não parece, tô acostumando hahaha.
    Obrigada pelo comentário, tem post novo!

    Bjs <3
    http://midnight-traiin.zip.net/

    ResponderExcluir
  2. Lolita é um dos meus livros preferidos, se não, o meu favorito. Adorei como você contou a história. Ok Humbert, vou ir viajar mais uma vez com você, e com a (tão minha) adorável Lo!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com agua na boca,ou melhor na mente ! :P
    Quero ler tbm !Vou ver se acho por aqui :D

    ResponderExcluir
  4. Pô, faz tempo que quero ler esse livro, você só apimentou a vontade. Fazia tempo que não passava por aqui... e pra variar tem coisa boa.

    ResponderExcluir
  5. ja li faz muito tempo, bom demais, né? a literatura russa é muito parecida com a nossa

    ResponderExcluir
  6. Querida! Em primeiro lugar, como você é culta! Nunca perca esse interesse pela cultura - principalmente a literária. Pois bem. Esse nome, Lola, é tão sensual! Sempre que ouço esse nome imagino uma mulher poderosa! Por estar no diminuitivo, já imaginava uma história parecida com a que você contou mesmo. Nunca li esse livro - SHAME ON ME! - mas é um clássico e eu sinceramente amo romances que mostram o lado mais escroto dos personagens - esse lado "love forever" dos livros, filmes e personagens americanos me irritam MUITO! Com certeza é uma boa leitura. Mas que bom que você não contou o que estava escrito na carta, senão ia perder a graça =P Beijo amada

    ResponderExcluir
  7. MEU DEUS. Anotei o nome desse livro e vou sair caçando por aí, haha. Se ver o filme e gostar, me fala por favor x) kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. HHAA Adoro Livros com pitada de insanidade hehe.
    O livro olga, eu estou LOKA pra ler *--*


    Um Beijo
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nao sabia que lolita tinha adaptacao para o cinema. Eu ja li uma parte do livro, mas nunca terminei. Espero que o livro venha ate mim nesse caso. Qt ao seu comentario la no FuckTM, e claro que eu nao saio dizendo aquelas coisas pra todo mundo, o "anonimato" do blog e bom por isso mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Como vai? Faz uma era que não venho aqui, mas voltei \o/ KKK
    Enfim, ultimamente estou assistindo muitos filmes loucos, que deixam a gente perturbado e não saem mais da cabeça. Me pareceu que esse livro é desse tipo... Procurarei por ele pelas minhas andanças, e caso não ache, vou torcer pra que ele venha até mim. Adorei isso do livro vir atrás da gente. KKK

    Beijos! :D

    ResponderExcluir
  11. E dá aquela vontade de ler. Adorei a resenha querida!

    ResponderExcluir