domingo, 11 de março de 2012

Summer vs. Jess: O poder de uma personagem na minha empatia por um ator

A esperança de não ser a única, nesse território habitado por sete bilhões de pessoas, cuja empatia por um ator muda com o efeito causado por determinada personagem, é um dos motivos de ainda expor tais sandices neste blog.

Quanto mais envolvida com a trama, maior é a probabilidade de não ir com cara - ou seria descrição? - de um pobre coitado fictício aleatório, usufruindo de qualquer pretexto descabido para incriminá-lo ou criticá-lo, chegando aos extremos quando essa perseguição ultrapassa o limite da ficção. Gina Weasley sabe muito bem disso. Zooey Deschanel, também.

Os créditos de "500 days of Summer", na primeira vez em que o assisti, rolaram acompanhados de uma birra destrutiva pela protagonista, afetando minha admiração pela atriz. A questão não foi uma atuação ruim, ou uma personagem chata - na verdade, tanto Summer quanto Zooey são o oposto de tais adjetivos. No entanto, a situação de Tom Hansen, e a forma cômica e brilhante como foi ilustrada e interpretada por Joseph Gordon Levitt, me comoveram de uma maneira particular nada inesperada, acabando por me levar a compartilhar de sua indignação pela ex-namorada. Comprei a briga.

One Word: Bitch.

O resultado de tudo isso foi o encosto de Summer Finn perseguindo a imagem de Zooey toda vez que esta aparecia em personagens e filmes outrora queridos. Minha opinião pela atriz transformou-se radicalmente de relativamente positiva ou relevante para um terror similar ao que sinto pela garotinha do exorcista. Vale enfatizar, que ao longo dos quatro anos após assistir “O Exorcista”, venho me empenhando ao máximo para não rever sua protagonista, assim como até hoje não revi “500 days of Summer”.

No entanto, se a “justiça divina” é válida também no universo fictício da televisão e cinema, Zoo - como me dei à liberdade de apelidá-la - vem quitando o carma de Summer, passando por poucas e boas na pele da atrapalhada e divertidíssima Jess, em New Girl.

A cada novo episódio da série, minha identificação com Jess é tamanha a ponto de dissolver toda minha decepção em relação à atriz, tornando-a atualmente item obrigatório de minha playlist - desde seu cover “I put spell on you” na dupla She & Him -, uma de minhas atrizes favoritas e, porque não, musa capilar eterna.

Afinal, não há como sustentar uma apatia por alguém com um cabelo tão bonito.

9 comentários:

  1. Ah que postagem ótima querida. Eu também me identifico com a Zooey, mas no meu caso não é com a Jess e sim com a Summer. Acho que depois de tanta decepção e de tanto sofrimento no setor amor, a gente acaba transformando nosso coração em pedra. Parabéns, saudades imensas suas. Beijos <3’

    ResponderExcluir
  2. Só a vejo em "New Girl", então,não tenho essas referências ruins. Pra mim,uma ótima atriz.

    ResponderExcluir
  3. Sei bem como é isso. Criei abuso de quase todos os atores que participam dos filmes de Twilight porque não gosto da saga.
    Não gosto muito da Zoey, acho ela choquinha, mas isso não tem nada a ver com as personagens que ela já fez, só a acho sem graça.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho!já estou seguindo poderia visitar meu blog e retribuir!? www.100-logica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. MENINA, SE EU TE DISSER que eu tenho o mesmo "problema" que você, você acredita? Tomei uma birra da cara do Bruno Mazzeo desde o filme Cilada.com (em resumo, é um filme péssimo, onde o protagonista é escroto o filme inteiro pra depois dizer um "eu te amo" e terminar na boa). Eu não aguentava ver nem notas sobre ele na imprensa, engulhos! Ver filme com ele então... de jeito nenhum... Com o tempo passa (espero, haha!). Já a Zooey eu sempre amei, e adoro a Summer, na verdade. Ela é TÃO transparente e bem resolvida. Acho que a gente sente peninha do cara não ter sido correspondido como queria, mas ela é única, com certeza.

    Querida, oi mal o sumiço, comecei outra faculdade, só agora estou com tempo. Mas estou sempre por aqui, viu? Um beijo! http://biacentrismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. velho, não consigo gostar dessa atriz, nunca nem vi esses filmes '-'

    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amo o 500 days of summer... de longe é do meus filmes favoritos :)
    Já sigo o teu blog, adoro-o! Gostava que seguisses o meu também :)
    Aproveito para te informar que se te inscreveres agora na Oriflame, pela ficha de inscrição no meu blog recebes totalmente grátis o conjunto Full Moon da Oriflame no valor de 15,80€, que inclui um desodorizante, um creme para o corpo e um sabonete!
    Aproveita esta belíssima oferta!!!
    Terás também descontos em todos os produtos e se ainda quiseres ganhar $$$ podes vender esses produtos, não tens obrigações, não tens de ter experiência de vendas, basta mostrares o catálogo (ele vende-se sozinho, basta mostrar...) e ainda ganhas um bom dinheiro!
    Fico à tua espera!!!
    Beijinhos e até já*

    ResponderExcluir
  8. HAHA assisti esse filme.
    Sei lá, ela o trata como cachorro =S
    Invés dele vir pra mim, ficou correndo atras dela ¬¬ kk

    ResponderExcluir
  9. Posso ser sincera? Sei quase nada sobre ela, mas acho uma gata. Sério.

    ResponderExcluir