sábado, 21 de julho de 2012

Perfeitamente sob controle

*Uma resenha sobre os livros FEIOS, PERFEITOS E ESPECIAIS de Scott Westerfeld e que, infelizmente, contém spoilers

A mulher mais bonita da década de 50 pode ser considerada "gordinha" para o padrão de beleza atual

A beleza foi um conceito cultuado desde o início da trajetória humana. Na História Clássica, era um objetivo a ser alcançado tão importante quando a sabedoria e a harmonia espiritual. Na idade contemporânea, já se personificou nas curvas de Marilyn Moore e na magreza quase anorexica de Twiggy. Embora fossem tipos físicos extremamente opostos, mobilizaram milhares de pessoas a usufruírem de todos os artifícios cosméticos e até cirurgias plásticas para se enquadrar nestes, e em outros tão efêmeros padrões de “perfeição”. E é justamente este conceito tão inconstante que dá origem a uma das séries de livros mais geniais que já li: FEIOS, PERFEITOS e ESPECIAIS.

O corpo esguio de Twiggy tornou-se referencial de beleza nos 60's years, nos quais a androgênia e o feminismo alcançaram seu auge

De forma detalhada, empolgante e simples, Scott Westerfeld constrói com sua narrativa a cidade futurista de “Nova Perfeição”, onde os carros se sustentam por magnetismo, não há poluição e o chão e paredes da cidade reciclam todos os dejetos. Como se não bastasse toda esta infraestrutura autossustentável, Nova Perfeição possuí outro diferencial: Todos seus habitantes são incrivelmente bonitos. Todos.
Quando tais mudanças na infraestrutura foram adotadas, após a “praga do petróleo” responsável pela dizimação dos “Enfumaçados” (humanos atuais), a elite sobrevivente criou um tipo de programa para igualar toda a população. A partir dos 16 anos, jovens de todo mundo passariam por uma cirurgia plástica para remover todas as suas imperfeições, retirar toda a gordura e modificar seus rostos para deixá-los simétricos. Todos teriam a mesma altura, quase o mesmo peso e olhos grandes e inocentes como eternas crianças. Irresistíveis. Porém, para exterminar mazelas como miséria, desigualdade social e guerras é preciso muito mais do que uma nova raça humana incrivelmente bela. Era preciso retirar o lado "feio" da essência humana, ou seja, deixar menos humana a nova geração. Uma espécie de "detalhe" acrescentado a cirurgia, o qual obviamente nunca seria revelado a população.

Sendo assim, "Circunstâncias Especiais" - uma ordem secreta semelhante a uma polícia federal - foi criada para proteger informações sobre a operação e evitar "revoluções" de feios insatisfeitos com o roteiro de vida, adotado por livre e espontânea imposição. Foram as responsáveis por mudar drasticamente o rumo da vida de Tally YoungBlood, que ao início da série, aos 16 anos, tinha como maior ambição apenas ser mais uma perfeita, porém, tornou-se a maior ameaça para a "perfeito controle" de Nova Perfeição.

Pode-se enquadrar a obra de Scott Westerfeld em um tipo de ficção científica infantojuvenil. No entanto, se com esta resenha imaginam uma série bobinha e fútil, vocês podem se considerar extremamente equivocados. FEIOS, PERFEITOS e ESPECIAIS conseguiram produzir o mesmo frenesi que Harry Potter produziu em mim, quando pela primeira vez terminei “A Pedra Filosofal”. Mostrou-se uma obra de uma ideia inteligente que foi magnificamente trabalhada pelo autor, seja em suas descrições, seja nas reviravoltas de seu roteiro, produzindo palpitações em meu coração e loopings de angústia em meu estômago a cada desventura de Tally e seus amigos. Simplesmente borbulhante, expressão que no livro designa algo muito fantástico e empolgante.

7 comentários:

  1. SPOILER É VIDA *---* to lendo o livro online, to no 5 capitulo, acho, quando a Tally foje voando da cidade hahahaha mas como to lendo pll vou demorar pra retomar o livro!
    Qual é esse detalhe?? me spoila! tipo, eles tiram a alma da pessoa ou algo assim?
    Outra coisa, não entendi como "a raça humana" tinha sido dizimada por essa Praga do Petróleo, como assim? (sou meio lerda, ignore kkkkk)
    xoxo, Vickie♥
    ~~>www.chicletevioleta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acredito que com o padrão de beleza cada vez mais dificil de se alcançar, as mulheres se tornam frustradas e infelizes..
    Precisamos ser feliz com o que temos!beijos

    Seguindo aqui.

    ResponderExcluir
  3. Realmente 'borbulhante', adorei tua resenha. Fiquei curiosa à respeito do livro. Irei procurá-lo por aqui.

    Adoro esses temas 'atuais' em livros e personagens revoltados com alguma coisa.

    Um grande beijo, Misunderstood.

    ResponderExcluir
  4. Uma vez até pensei em comprar o primeiro livro dessa série, mas acabei desistindo depois de ler uma crítica desfavorável ou algo do tipo. Mas confiando no seu gosto, me bateu uma vontadinha de conhecer essa história aí, e ao que me parece, ela deve ser muito interessante! Se te empolgou como Harry Potter, só pode ser bom! ISHDUAHIUHSDUDS Se um dia eu conseguir ler, te conto se curti!

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar, seu blog tá um arraso =D!
    Fiquei muito empolgada para ler este livro, esses assuntos me interessam muito (sou feminista, sacomé,rs). Essa sua foto do perfil tbm tá bem gat's ;)! Tem facebook =D? Bjos, day

    ResponderExcluir
  6. Já vi esse livro nas prateleiras tantas vezes, mas nunca senti interesse em lê-lo, nem mesmo a sinopse :/ Achava que era bem auto-ajuda, com dicas e tudo o mais, coisa que eu não gosto. Mas me pareceu interessante pela sua descrição, não vou dizer que "POXA VIDA, ESTOU LOUCA PRA LER!" mas que despertou o meu interesse, despertou sim. Sou um tanto feminista como a Dayane /\ não muito, mas do tipo que sonha com o dia em que as mulheres ocuparão o mesmo trono dos homens. er

    Fazia um tempinho que não vinha aqui, passei uns dias sem postar no blog e quando postava mal respondia os comentários. Mas teu blog continuar maravilhoso :D BJS

    ResponderExcluir
  7. Demais! Será que encontro esse livro em qualquer livraria? Fiquei super tentada em ler, haha. Ótima resenha!

    ResponderExcluir