domingo, 23 de setembro de 2012

Delicadezas

Quando comecei a apreciar a sétima arte com mais seriedade, vendo nela mais do que um simples entretenimento e analisando as etapas de sua criação mais profundamente, descobri de imediato minha afinidade com o modo francês de executá-la.

Muito provavelmente, isso se deve ao fato de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” ser um dos primeiros filmes que assisti durante minha iniciação pseudo cinéfila.Consequentemente, ele também é responsável pela minha admiração por Audrey Tautou. Para mim, é impossível ficar indiferente diante de um desempenho da atriz, por mais modesto e curto que este seja.

Foi assim com “A Delicadeza do Amor”. Primeiramente, devo adverti-los de que se trata de filme sem grandes conflitos ou reviravoltas, sem intuito de disparar o coração. Como o título denuncia, é extremamente delicado e talvez se torne monótono para alguém com dificuldades de se sensibilizar ou envolver. Que evidentemente não é o meu caso.
Nathalie, personagem de Tautou, encontrou no isolamento social aliado ao trabalho exaustivo, a melhor forma de lidar com sua viuvez. De partir o coração, é a cena na qual ela, após sepultar o marido, menciona excluir o número dele de sua lista de contatos no celular, não tendo coragem suficiente para executar o ato.

Contudo, sua bolha de segurança é quebrada quando sua frigidez e reclusão tornam-se o principal assunto de fofoqueiros, estopim para suas agitações emocionais. Tais perturbações a levam a beijar inusitadamente Markus, um sueco pouco notável entre seus colegas de trabalho, com quem nunca havia trocado uma única palavra, mas que acaba criando um vínculo maior do que poderia prever.
O romance dos dois, inicialmente secreto, é encarado de uma maneira muito preconceituosa, até pela melhor amiga de Nathalie. Essa rejeição é decorrente do simples fato de Markus não ser o que se pode chamar de “galã”, tendo conquistado o coração da jovem por meio de qualidades menos efêmeras do que a beleza, evidenciando a superficialidade dos valores de uma sociedade ainda incapaz de enxergar além de um rostinho bonito.

“A Delicadeza do Amor” não aborda somente relações amorosas, mas também assuntos como solidão e as reações decorrentes da perda de um ente querido, tudo isso com muita sensibilidade. A fantasia do filme fica por conta da voz doce de Emilie Simon embalando a trilha sonora e a fotografia de fundo amarelo analógico, típica do cinema francês, cobrindo cenários encantadoramente boêmios.

Aspectos que são plano de fundo de uma história de amor extremamente realista, madura, construída aos poucos, que pode acontecer com qualquer um, e que nem por isso perde seu encanto.

9 comentários:

  1. Fiquei curiosa para assistir, gosto muito da atriz e a história pareceu bem interessante. Gostei da indicação.
    Bjus

    Rafa
    www.rafaelando.com

    ResponderExcluir
  2. Tautou dá um caldo. Péééééééssimo o que eu falei, mas porra, vem cá, que mulher linda! Já é razão pra assistir o filme (desculpa para usar e parecer culto: composição estética). Mas heim, essa parada de "assistir o cinema com outros olhos", cara, mudou pra mim quando entrei na faculdade, quando comecei a trabalhar com roteiro, pensar em fotografia, execução, efeitos especiais e tal. Pra analisar atuação, o teatro me ajudou desde meus 12 aninhos. Hoje tenho uma boa carga (muito aberta emocionalmente) pra receber os filmes. Analiso pela técnica e, além dela, o que o filme me faz sentir. Amelie é incrível e esse ainda não vi, mas, quando a vibe bater, vou colocar na lista do Filmow. Falando nisso, tem perfil lá? A gente só se fala por Blogger, mó besteira.

    E MANDA UM TEXTO PRO DDPP, CARA! Acho que você tem a cara do site, já conheço o que você escreve e acho que seria ótimo poder analisar você (tomando café, sentado na varanda na beira do lado, todo editorzinho). Enfim, sugestão. Pior que tem uma amiga minha que também quero que escreva, então é competição, mas olha, acho que você SUPER-HIPER-TOTALMENTE deveria tentar.

    E o pattern do BG fui eu que fiz *o* Pensei em levar na gráfica pra fazer adesivo de parede, até ver o preço por m²: R$ 120,00. Esquece, deixa no site mesmo, tá bom. KKKKKKKKK

    E "O Vampiro Lestat" ♥ Vai pra Rainha dos Condenados quando, heim? Vai ter orgasmos. "-mos".

    @enriquecoimbra

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é maravilhoso. Assim, sem exagerar nem nada, é maravilhoso. Só demonstra ainda mais todo o talento que a Audrey mostrou sendo Amelie, ela consegue ter talento com outras personagens que faz, uma artista completa. A ideia desse filme, A Delicadeza do Amor, é maravilhosa. Não é cheio de partes que somente enrolam, não tem muitas aventuras ou ação, mas nos cativa exatamente por essa simplicidade. E a frase do final? Ai ai, menina. Deu vontade até de assistir de novo. Aliás, confesso que sou mais amiga dos livros, mas se precisar de alguma indicação de filme, é só pedir, viu? E obrigada por me linkar!
    Um beijo, @pequenatiss.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da Audrey, desde que assisti Amélie Poulain.. otimo blog. ja estou seguindo ..
    me visite e siga tbm.. bjs

    www.violettwelt.com

    ResponderExcluir
  5. Interessante, vou procurar esse filme, gosto de algo um pouco dramático! hehe ;-)

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dica, vou procurar pra assistir.
    Parabéns pelo blog =]

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tatou é linda! Não gosto muito de Amelie Poulain, mas a atuação dela (e algumas fofurices) fazem valer a pena.

    ResponderExcluir
  8. Adoro suas dicas, sempre muito bem vindas à minha ignorância de nunca conhecer nenhum filme ou livro que você resenha, hahahah. Estava com saudades daqui!

    ResponderExcluir
  9. caramba. adorei esse seu texto. o mais curioso é que você demora séculos [quase sempre] pra postar,mas é sempre tão gostoso de ler >.<

    ah,e eu adorei o Fabulo Destino de A.P. é lindo. agora deu vontade de assistir toda a filmografia da atriz.
    ~Emilie Escreve~ FanpageTwitter

    ResponderExcluir