quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Estranho Mundo de Tim


Minha família nunca foi de realizar grandes reuniões em datas comemorativas, nem mesmo no Natal. No entanto, graças a esta singular característica familiar, eu passei os feriados mais marcantes de minha infância vendo “O Grinch”, “O Expresso Polar” e “Os Saltimbancos Trapalhões”. Não venha me dizer que você nunca assistiu Trapalhões, cult.

Na virada de um aleatório dia 24 para o dia 25 de dezembro, acompanhei pela primeira vez a história de um esqueleto, cuja missão era levar para cidade do Halloween a magia do Natal. O filme era uma mistura de comédia, terror e números músicais chicletes, características suficientemente relevantes para encantar uma garotinha tão estranha quanto a jovem pseudoadulta na qual ela se tornaria. E foi aí que minha obcessão pelo cara que criou tudo isso começou.

Mentira. Começou quando aos 13 anos descobri que, assim como “O Estranho Mundo de Jack”, “Edward Mãos de Tesoura” e os “Fantasmas se divertem”, eram frutos da genialidade de um único diretor, produtor e roteirista: Tim Burton.
Neste último domingo fui ao cinema de Cambuí City conferir Dark Shadows, e não poderia ter saído mais maravilhada da sessão. O filme é uma aliança entre fotografia perfeita, trilha sonora bacana, diálogos inteligentes, e como se pode prever, a atuação de um elenco que não havia como ser melhor. Creio que Burton não poderia ter compensado de maneira mais eficiente MINHA frustração com relação a sua adaptação de Alice no País das Maravilhas. Aliás, grande parte dessa frustração é decorrente não do filme em si, mas de Mia Wasikowska, que se mostrou uma Alice muito menos expressiva e curiosa do que a escrita por Lewis Carroll. Enfim, “águas passadas”.
Utilizando de muito humor negro e perspicácia , Burton evidência o lado bizarro, injusto e hipócrita das relações humanas e das instituições sociais, o qual é cuidadosamente maquiado pela mídia, criticando também a superficialidade, as contradições e o caráter exclusivo do padrão de vida norte-americano. Com doses cavalares de surrealismo e originalidade, usa do excêntrico e do macabro para desenvolver as características dos cenários e personagens que ilustram suas obras, desempenhando com louvor a difícil missão de tornar cativantes situações e figuras grotescas.

No entanto, minha admiração não chegaria nem a metade do que é sem o imenso grau de afinidade que sinto pelo Estranho Mundo de Tim. A magia está justamente em enxergar nos deslocados e alienados personagens de seus filmes, a minha parte que ainda não cresceu e continua assustada com as ironias e desventuras dessa louca vida, como uma garotinha esquisita e introspectiva.
Lydia me entenderia

6 comentários:

  1. Burton, realmente é um excelente cineasta. Gostei da sua crítica ao novo filme, aguçou minha curiosidade para assisti-lo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vi a foto do Jack e logo lembrei da música "Dispensável, Trivial, ele ainda te conhece TÃAAO MAAAL", mas aí também lembrei também que não é de O Estranho Mundo de Jack e sim de A Noiva Cadáver, mas enfim, tudo coisa do Burton. Também admiro demais esse universo, cara, sou louca por Edward Mãos de Tesoura assim como por Os Fantasmas Se Divertem, fizeram minha infância, com certeza, e amava quando passava na tv. Cê já viu A Lenda Do Cavaleiro Sem Cabeça, Bea? Também é muuito bom, só amor. ♥
    Tava louca pra ir ver Dark Shadows no cinema, mas não fui. Vou assistir aqui em casa mesmo, já ouvi e li comentários muito bons sobre. Não vi a adaptação de Alice e tô perdendo a vontade, uma vez que todo mundo diz que não foi lá essas coisas. '-'

    ResponderExcluir
  3. Assisti só Alice e A fantástica fábrica de chocolate. Sempre quis assistir ao Estranho mundo de Jack, mas sempre esqueço de baixar. Uma ótima lembrança agora :)

    ResponderExcluir
  4. Sou mega hiper ultra fã do Tim Burton. Estou tentando fazer a coleção dos filmes dele (mania de coleções).
    Sai um livro com os rascunhos deles alguns anos atrás, muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Tim Burton trás uma nova visão das coisas de um jeito muito peculiar!

    Preciso ver Beetlejuice :3


    Strawberry Fields
    Loja Holly
    Adorei, e agora?

    ResponderExcluir