segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Honest and unmerciful*

O lado ruim de um filme bom é seu fim, mesmo que este seja fechado com chave-de-ouro. “Almost Famous” é um filme que não deveria terminar, pois poderia gastar um bom tempo de minha vida assistindo o que se sucederia na vida de Willian Miller, um típico nerd norte-americano com um objetivo nada ortodoxo.

O filme se inicia com um Willian aos 11 anos, abrindo um presente de despedida de Anita, sua irmã mais velha: uma bolsa cheia de LPs dos mais variados gêneros do rock os quais, segundo ela, iriam libertá-lo da rotina super-controlada imposta por sua excêntrica mãe.

Imagina-se esta como um protótipo de dona de casa perfeita, porém, Elaine é um dos personagens mais divertidos da trama. O fato de ser professora de psicologia em uma universidade rende diálogos inteligentemente engraçados com seus filhos, os quais ela tenta de forma persuasiva encaminhar para uma vida “correta”. Por outro lado, os chiliques de preocupação e sua neurose, responsáveis por seu aspecto cômico, não a diferenciam de muitas mães, incluindo a minha.

Embora conservadora, não se torna um obstáculo para o sonho de seus filhos. Permite que Willian, para construção de uma reportagem, acompanhe uma banda de rock em ascensão, desde que se mantenha longe das drogas, condição obedientemente cumprida pelo jovem.

Motivado por uma promissora conversa com Lester Bangs, um famoso jornalista no qual se inspira, Willian resolve levar a sério o que até então levava como hobbie: escrever críticas sobre bandas de rock em evidência no cenário musical dos anos 70. Porém, seu potencial era maior do que poderia prever, só ficando evidente quando recebe uma proposta surpreende da Rolling Stone: a chance de publicar um artigo-entrevista sobre Stilwalker, uma banda da qual era fã e que estava prestes a deslanchar para o estrelato.

Para produzir o artigo, o jovem teve de se aventurar nos bastidores da turnê do Stilwalker, tendo contato não só com os integrantes da banda e sua equipe, mas também com uma escandalosa turma de groupies, lideradas pela misteriosa Penny Lane. Encontra nesta e em Russel – guitarrista e membro mais notável da banda – mentes com quais compartilha afinidades, pensamentos e sentimentos nunca revelados. Envolve-se tanto no processo musical como nos conflitos pessoais dos integrantes, quebrando o maior conselho lhe passado por Leger Bangs: “Nunca se torne amigo de astros do rock. Só assim poderá realizar um trabalho honesto e inclemente*”.

Willian se torna amigo, confidente, mediador e até encarregado da roupa suja, embora permaneça o filme todo “cariosamente” apelidado de “O Inimigo”. Torna-se testemunha de conflitos de ego entre o guitarrista e o vocalista, Jeffrey, e também do clandestino – e temporário- relacionamento do primeiro com Penny Lane.

Penny, por sua vez, é uma personagem capaz de despertar encanto e repúdio ao mesmo tempo. Em alguns momentos aparenta uma jovem mulher confusa e solitária, encontrando no alucinante mundo das estrelas do rock uma forma de escapar de sua vida desprovida de sentido; em outros, mostra-se egoísta e manipuladora, usufruindo da paixão ingênua de Willian em seus momentos de carência.

Como sou muito visual, não poderia deixar de mencionar os cenários e a caracterização dos personagens, ambos na vibe “Peace & Love” dos 70’s e, como a atuação do elenco, muito bem formulados. Não lhes conto o final, mas adianto que ele é feliz. Contudo, não deixa de ser como todos os momentos do filme: original, surpreendente e claro, ao som do bom e velho rock’n’roll.

Só na paz.

15 comentários:

  1. Esse filme parece incrível :o fiquei muito curiosa !! Adorei a resenha =]

    help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai parece ser muito bom mesmo. Gostei da Resenha. E ah, adorei seu blog. Já estou seguindo!
    Se puder visitar o meu, bjj

    shelikesrockn-roll.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. ótimo post...pegou bastente coisas juntas....poucos entendem os groupies...rsrs

    gostei daqui!

    []s

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh,lendo isso me lembrei......eu já vi esse filme!!! haha. Por que diabos eu não lembrava? Vi na faculdade,peguei pela metade,LOL. Mas,agora que lembrou,vou assistir inteiro.
    ~b l o g~ • • • FanpageTwitterGoogle+

    ResponderExcluir
  5. Não tinha lido nada sobre esse filme e assim como vc adoro reparar nos cenários, fotografia e figurino.
    E se tem rock melhor ainda.
    Um ótimo início de semana.
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a descrição do filme, parabéns ;)

    ResponderExcluir
  7. Agora fiquei muito curiosa para ver esse filme!
    eu tbm adoro reparar no cenario e figurino

    Beijos

    http://www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  8. Suas resenhas me deixam sempre curiosa! Vou procurar esse filme pra baixar, rs :P

    ResponderExcluir
  9. Agora fiquei com vontade de assistir hehe
    Beijos

    ascarus.com

    ResponderExcluir
  10. Olá olá. Tudo bem? :D
    Bela resenha! Ultimamente ando aceitando muitas indicações de filme, e mesmo que você não tenha me indicado diretamente, quando a gente escreve uma resenha falando bem de algo, quer que os outros conheçam, certo? Ou eu to falando besteira? UDHSUADH
    Enfim, pretendo ver o filme, e sinto que vou gostar muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Parece muito bom o filme, sua resenha me fez ter muita vontade de assistir. Procurarei o mais rápido possível!
    Beijo! ;)

    www.despindoestorias.com

    ResponderExcluir
  12. Fiquei com muita vontade de assistir.
    Obrigada pela indicação!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Faz tempo que ouço falar nesse filme, mas pensei que fosse apenas sobre groupies e não sobre um pseudo-jornalista. Só posso dizer que fiquei com mais vontade ainda de assisti-lo agora. Vou procurá-lo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Assisti esse filme em uma madrugada da Globo. Foi inesquecível por muitos motivos. A primeira vez em que vi tanta cultura pop unida por uma só causa. A esperança nos olhos desse garoto norte-americano. O sorriso sincero e cativante da Kate Hudson. Tudo num lugar só. Um filme lindo, jovem e atemporal.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Já vi esse filme e adorei. Muito bom! Além de sua resenha estar excelente, foi ótimo para relembrar toda a história.

    ResponderExcluir