quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pegando gosto pela leitura

Minne, uma das blogueiras mais divertidas & queridas da bloguesfera, me indicou um meme - chamado Campanha de incentivo a Leitura - super simples e cujo objetivo é igualmente sutil embora extremamente significativo: Indicar um ou mais livros para quem está começando a incrível aventura proporcionada pela literatura. Sem mais delongas, segue abaixo obras as quais, suponho eu, são capazes de fazer de qualquer leigo literário um rato de biblioteca.

REGRAS
1. Responder a pergunta: 'Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler? 2. Indicar 10 blogs para fazer o meme - é expressamente proibido oferecer o laço "a quem quiser pegar" sem indicar seus blogs primeiro. Ou seja, é somente por indicação. 3. Avisar os blogs que você indicou e colocar a imagem no seu blog para apoiar a campanha.

ENFEITIÇADOS:
Rafaelando, Distópicamente, Menina Encanada, Meu Conto de Maupassante, Wink, Doses de Desapego, Nada Certo, Help Adolescentro, Refúgio no Fim do Universo, Emilie Escreve

Harry Potter – J.K Rowling

Seria uma grande falta de consideração minha não colocar a saga de J.K Rowling para encabeçar esse meme, visto que meu amor por livros começou nas páginas de Harry Potter e Ordem da Fênix (sim, comecei pelo 5º livro). Mesmo não fazendo minha leitura de forma cronológica, pude perceber o quanto a narrativa da Tia Jô foi amadurecida e enriquecida gradativamente, a cada novo volume. Harry Potter e a Pedra Filosofal é uma leitura absurdamente mais simples que Harry Potter e as Relíquias da morte, mas o encantamento do universo mágico criado pela autora, permanece, do primeiro ao último livro, inabalável.

A Princesinha – Frances Hodgson Burnett

O li ao fim de 2011, e desde então o tenho como o tipo de livro que lerei para meus filhos. É incrível como a obra de Frances, feita em 1905, consegue ser atemporal e completamente compreensível para uma criança do século XXI. Embora utilize termos um tanto quanto formais para o gênero infanto-juvenil atual, não chega a ser rebuscada, mas muito objetiva e rica em descrições, além de ensinar de maneira implícita, pelas atitudes da protagonista Sara Crewe, valores desconhecidos tanto por crianças quanto por alguns adultos.

Feios – Scott Westerfeld

Com esta série, o autor australiano ganhou um espaço no meu coração e se tornou um grande alvo de minha admiração. Uma ficção cientifica voltada diretamente para o público adolescente, Feios, Perfeitos e Especiais não deixa de encantar jovens e velhos adultos. Com uma escrita objetiva mas absurdamente detalhista com relação a descrições, Scott constrói uma aventura “borbulhante” – cujo termo na obra significa algo eletrizante, surpreendente, cheio de adrenalina – passada na cidade futurista de “Nova Perfeição”, dando espaço não só para sequências de ação envolventes como também para críticas furiosas sobre os estereótipos criados pela sociedade contemporânea e a indiferença desta com a natureza.

O pequeno príncipe - Saint Exupery

Considerados por muitos uma leitura complexa, vejo a complexidade de “O Pequeno Príncipe” não em sua narrativa, mas na profundidade filosófica das passagens construídas por seu autor. A obra transmite ao leitor uma energia diferente, mistura da doçura e ingenuidade do Pequeno Príncipe com a sabedoria de suas palavras e grandeza de sua alma, contraditoriamente guardada por um garotinho. Ademais, O Pequeno Príncipe enfatiza outro conceito muito importante: Ás vezes olhos de criança conseguem enxergar verdades que passam despercebidas pelo experiente olhar dos adultos. Não me admira que a citações da obra façam tanto sucesso em redes sociais.

12 comentários:

  1. Ahhhhh, livros livros, como eu os amo *---*
    se você ver a estante de livros que tenho você chora.
    estou trocando de livros ultimamente porque gastei muito com eles hahahaha
    e sabe? pequeno principe é meu livro favorito. hahaha
    a cada vez que leio aprendo algo diferente, é extremamente fantástico.
    que tal dar uma passada no nosso vblog?
    começamos ontem e estamos divulgando, um comentário nao vai anda mal heim?
    estou te seguindo.
    beeijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Primeiramente, sobre seu comentário lá no blog, realmente, os sotaques são bem diferentes. Meu pai trabalha no sul de Minas e direto ele comenta o quão engraçado é as pessoas puxando o r (eu acho um charme)!

    Adorei o meme e a indicação, terei muito prazer em fazê-lo! Principalmente por uma causa tão bonita. O mundo está tão carente de novos leitores, né?

    Já li todos da sua lista e concordo com você com exceção de Feios. Não sei exatamente o motivo, mas não me agradou tanto assim. Acho que coloquei expectativas demais e acabei me decepcionando. Mas de repente, mais no futuro, eu tope relê-lo e talvez mudar essa concepção!

    Muito obrigada!

    Beijinhos :*

    ps: Tive problemas para enviar o comentário (internet ruim é isso né), aí tive que refazê-lo, então se você receber dois é por causa disso! haha

    ResponderExcluir
  3. Gostei das indicações! O Pequeno Príncipe é meu livro de cabeceira, hahaha. As citações são maravilhas, assim como o livro como um todo. E Harry Potter é clássico, também. Nada como iniciar no mundo da leitura já entrando em um mundo cheio de mágica e que dá lições sobre amizade. Feios eu ainda não li, então não posso dizer o que achei.
    Enfim, meio atrasado, né? Mas desejo um bom 2013 para ti.
    Um beijo, @pequenatiss.

    ResponderExcluir
  4. Tbm participei dessa tag, acho esse meme muito válido! Gostei das dicas de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Adoro esse meme! A saga de HP é ótima li todos e como sou uma coisa de dramática chorei lendo os livros a partir do quarto! Hahahahahah amo de montão também o pequeno principe! Estou querendo ler O mundo de Sofia! Faculdade né? agora exige ahahahahaha
    Boa tarde! Beijos :D
    yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bom, dos três, devo reconhecer que só tenho gosto pelo "Pequeno Príncipe", que apesar de um livro, aparentemente infantil, tem um significado complexo e consigo achar vários outros contextos cada vez que eu o leio.

    Não curto ficções ao estilo Harry Potter, mas isso aí vai de pessoa pra pessoa, não é mesmo.

    Bom, achei bastante interessante a campanha. Espero que muitos possam se beneficiar dela.

    Beijos, Tamires.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse meme, obrigado por indicar meu blog, eu realmente sou enfeitiçado pela leitura.
    Particularmente, eu indicaria também os livros: Percy Jackson e os Olimpianos e As Vantagens de Ser Invisível rs.
    Ótimos livros esses que você indicou, principalmente a saga Harry Potter, é um dos meus favoritos XD

    Até mais! :D

    http://refugionofimdouniverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nha,olha o nome do meu blog ali ^O^! Ei, como a sua lista ficou bem editada. Eu só pensei num livro. Apesar de ter inúmeros autores bons pra quem está pegando o gosto pela leitura agora. ("Pequeno Príncipe" é básico,não? Adoro também). Harry Potter tenho uma vontade imensa de começar a ler [quem sabe quando pegar uma dessas promoções do Submarino ^^].
    Emilie Escreve ~ FanpageTwitter

    ResponderExcluir
  9. Já tinha sido indicada para esse meme, mas obrigada de qualquer jeito :x Não coloquei HP no meu porque acho um pouco assustador para crianças que não gostam de ler. Já Feios de fato é super legal, até por introduzir em um gênero que (na minha opinião) é mais "cabeça". Comecei a amar distopias por causa dele...

    ResponderExcluir
  10. O meu preferido é O pequeno principe *-*
    Bom fds, fique com Deus
    http://maybe-i-smiled.blogspot.com.br/

    http://dicionario-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Visitando e seguindo o seu blog !!!
    Adorei tdo por aqui
    Segue o meu ta... bjs
    http://www.mahmaquiagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por ter me indicado! Eu também recomendo O pequeno principe rs
    Respondi lá o no blog o meme *-*
    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/2013/01/meme-campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir