segunda-feira, 22 de julho de 2013

Vampiros e Rússia

Domingo passado, realizei um de meus desejos infantes e finalmente fui ao Anime Friends. Logo no início do evento, encontrei exposto em determinado stande, um livro com uma capa lindamente ilustrada e um termo em russo no título. Como minha paixão pela Rússia é tão explícita que chega a ser escancarada – vide a Matrioska na cabeçalho do blog, que futuramente estará tatuada no meu braço esquerdo – podem deduzir que não seria natural de minha pessoa ignorar “A biblioteca do Czar”.


O primeiro volume da série Red Luna é ambientado na Rússia Czarista, abalada pelas invasões das tropas de Napoleão e ataques de criaturas vindas de um mundo místico e clandestino: os Varnis. Comumente chamados de vampiros, sua sobrevivência é totalmente dependente dos humanos, e especialmente, de suas guerras. Porém, possuem uma sociedade tão extensa e complexa quanto a nossa, sendo classificados por clãs - Varnis, Devas e Auras - e organizanda em reinos, vivendo paralelamente a realidade dos homens.

Nascida Raveni, a classe mais inferior dos Varnis, a princesa Alisa é menosprezada pela mãe, Rainha Ângela, que buscava uma sucessora para o trono Sorrow. Tal desprezo criou na jovem uma personalidade racional e perfeccionista, o que contribuiu para transforma-la em uma corajosa e exímia guerreira. Buscando alcançar a todo custo o reconhecimento da mãe, Alisa vive se metendo nos assuntos políticos e militares do mundo dos Varnis, mesmo contra vontade da monarca.

Ângela, pretendendo explorar os Territórios Proibidos – áreas que não foram povoadas por Varnis – envia uma tropa a procura de Libéria, a lendária biblioteca secreta, composta pelo que foi salvo da biblioteca de Constantinopla, e cujo caminho supunha-se ter sido enterrado com seu último herdeiro, o czar Ivan, O Terrível. Porém, a princesa Varni crê na existência de traidores entre o esquadrão da mãe, partindo em uma jornada secreta tanto para vigiar os enviados da rainha como para, por conta própria, encontrar o paradeiro da biblioteca, e provar seu valor para sua soberana.

Alisa invade a taverna Livro aberto, onde espera encontrar no escritório de Lasko, um linguista que dedicou toda sua existência a desvendar os mistérios do território europeu, mapas que possam orientar sua busca. Contudo, acaba sendo surpreendida por Miguel, jovem ao qual foi legada a responsabilidade de administrar a taverna, quando o tio resolveu retomar suas excursões exploratórias.

Para sua infelicidade, Alisa constata que a companhia do sobrinho do linguista será não só valiosa como necessária para decifrar informações contidas nos mapas deixados por ele. Miguel, por sua vez, descobre em uma noite a existência de seres dotados de poderes sobre-humanos, cujos interesses ameaçam a sobrevivência de seu tio, e que para salvá-lo, terá de ultrapassar as fronteiras de sua pacata Saint-Jean-Luz, e embarcar em uma aventura tão perigosa e incerta quanto as narradas por Lasko.

Com uma narrativa leve e gostosa, o escritor brasileiro Gabriel Monato constrói uma trama fantástica, pertencente ao gênero infanto-juvenil, mas que não deixa de mostrar um riquíssimo conteúdo histórico com a menção de fatos e termos da cultura e do vocabulário russo, assim como elementos do Catolicismo Ortodoxo, religião que se torna essencial no desenvolvimento da trama. O início e o meio dos capítulos do livro, são presenteados com incríveis ilustrações, estilo cartoon, do designer, também brasileiro, Marcos Inoue.


Embora o foco das editoras ainda sejam os best-stellers internacionais, a série Red Luna é um exemplo de que o Brasil não deixa nada a desejar a “gringa” com relação a criatividade e talento para literatura fantástica. O que falta mesmo é a valorização dos sonhadores tupiniquins.

9 comentários:

  1. Me parece seer uma boa leitura, e as ilustrações são lindas. Gostei do seu blog, e estou segundo, convido você a visitar o meu : http://mylifeandyourworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai que livrinho lindoo, com ilustras lindas *-*
    Eu adooooro tuas resenhas dá sempre vontade de ler os livros que você coloca aqui!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca pra ir num animefriends, mas nunca me animo. Eu não gosto de anime, mas parece ser tão legal o evento em sí.
    Que livro mais lindo!
    Me lembrou o MALZ, livro em quadrinhos que fala de segunda-guerra mundial, super legal!
    eu adoro livros nesse genero. Gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo! Concordo com você falta valorização. E assumo minha parcela de culpa, eu mesma não conhecia.
    Passando para desejar uma ótima quarta feira
    Beijo grande.
    yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey!!! Agora no meu blog tem uma página de blogs lindos/amigos/amados e se você tiver um banner, por favor me envie! Seria ótimo ter o seu blog lá na página!! Tem mais informações no post da página inicial! www.22morangos.blogspot.com

    beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Já fui no AF e amei <3 O livro parece ser ótimo.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  7. então, é um livro ilustrado? por um momento, achei que fosse um mangá...
    sobre o AF... já tive vontade de ir na minha época de "otakinha". hoje não mais XD
    »»» Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  8. Parece ser legal. Por mais que não seja uma grande fã de cultura oriental, a palavra em russo também chamou minha atenção. E quando li que é feito por brasileiros, aí que a curiosidade apertou. Agora preciso prestigiar o trabalho dos caras, né. haha

    ResponderExcluir