quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Meu reino por ideias


Os dias passaram rápidos e cansativos, e esta é a simples, porém verdadeira, justificativa para o meu sumiço. Na maior parte da semana saio da faculdade, faço um almoço rápido e com um currículo em mãos, enfrento uma maratona de entrevistas.
Zapeando pelas linhas do metrô, me equilibrando (ou tentando) com um livro em mãos, enfrentando a Estação Pinheiros na hora do rush para voltar para casa, receber mais um “vamos encaminhar seu currículo para o Rh”, sucessivas e invariáveis “dinâmicas”.

Desgastante mesmo é perceber o quão despreparada me sinto diante dessas batalhas cotidianas.

Contudo, sempre vi no ato de “meter a cara no mundo” o melhor exercício para a independência. É natural de minha essência, feliz e, às vezes, infelizmente, a rejeição pelo “deixar acontecer”.  A ele, só me entrego após enxergar a ineficiência de esforços empregados. Aí sim, sento, descanso os pés e espero a oportunidade chegar. Nunca de braços cruzados. Sempre alerta para um ínfimo indício de que ela está por cair dos céus ou de qualquer outro portal metafísico, minhas mãos ansiosas sempre a postos para agarrá-la.

Serelepes, os pensamentos mais instigantes escolhem os momentos mais inoportunos para dar o ar de sua graça, e eu, impossibilitada de absorvê-los, impotentemente os deixo sumir, como estrelas cadentes, riscando num sinal luminoso a superfície estrelada da memória.

E eu trocaria meu reino por ideias, ou melhor, por um pouco de tempo e habilidade suficiente para amadurecê-las, lapidá-las. Pois se esses oito meses abriram meus olhos para fatos marcantes, a necessidade de domesticar minha criatividade, canalizá-la e alimentá-la para que nunca chegue ao seu fim, foi um deles.

    

6 comentários:

  1. Já tem "oito meses". Essa maturação da independência me torna menos eu, sabia? Juro que tentei sair e meter a cara, juro que tentei mudar de país, mudar de jogo, mudar de lado, mas preciso de uma catástrofe pra me mover do cantinho seguro onde ainda sinto que tenho trabalho pra fazer. Por que tô falando isso? Porque, quando leio o que escreveu, me sinto bobo, medroso e atrasado. Só pra entender depois que isso é parte de você assim como meu "isolasilamento" é parte de mim. E já se foram "oito meses"... uau.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Como você anda, menina?
    Me identifiquei com o seu momento, pois vivo algo muito parecido... Auto-conhecimento, novos caminhos, novas escolhas, novas responsabilidades... É, não é fácil, né? Mas olha, na minha opinião, daqui um tempo tudo se ajeita, e você vai pensar "e lá se vão mais oito meses!".

    Cuidar das nossas ideias, ou pensamentos, parece ser uma boa! As vezes a gente tem momentos de pensamentos tão bonitos, mas eles de alguma forma se perdem...

    Estava com saudade do seu blog, que aliás, está cada vez mais bonito! :D
    Vou me atualizar aqui, beijos! \o/

    ResponderExcluir
  3. Crises em relação à própria criatividade, as tenho o tempo todo. Não que eu me ache genial ou nada parecido. Mas eu acho que penso muito, e em muita velocidade, e tenho a sensação de meus dias são curtos demais para isso. Mais curtos que os dias das outras pessoas. Boa sorte, viu?

    obs: obrigada pelos elogios aos meus contos, Beatriz, fico super feliz rs

    ResponderExcluir
  4. Quando a gente é criança o tempo é contado a partir das festas que vamos como aniversário, não temos essa percepção de dias, horas, minutos, segundos...Quando passamos a ter noção disso o tempo passa depressa e isso pode ser angustiante...Tentar fazer algo você já está tentando, então n está de braços fechados, talvez a situação que vc está lhe propicie o necessário para amadurecer essas ideias....

    ResponderExcluir
  5. Sei o que está passando. Acho que isso nunca acaba mas aprendemos a lidar.. ;)

    http://biancaconde.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. AMEI seu blog. Sinto falta de blogs inteligentes assim na blogosfera, porque tá difícil, viu.
    Sei exatamente como você se sente. A gente cresce e tudo piora. Já terminei a faculdade e estou aqui tentando descobrir o que fazer com essa tal liberdade. Estudo loucamente pra concursos públicos, mas o caminho parece ser mais longo do que parece. :( Sad, but true.

    ResponderExcluir