quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Passarinho?! Que som é esse?

Não, eu vim falar sobre Castelo Ra-tim-bum.



Já fui alvo de olhares suspeitos por admitir que música não é tão essencial em minha vida. Calma, eu ainda consigo reconhecer o que há de bom no cenário musical e tenho uma banda favorita, porém, minha estima pela arte dos sons fica atrás do meu amor por literatura, desenho e cinema. Foi o acaso que me levou até Birdy e outros novos talentos pois, sinceramente, morro de preguiça de sair da minha zona de conforto sonora e buscar coisa nova pra ouvir.

Fiz ano passado cursinho pré-vestibular em uma cidade vizinha, e o pequeno percurso de 40 minutos se tornaria interminável sem meus fones de ouvido, que tiveram uma importância inédita durante esse período. Devo a um mp5 que uma amiga compartilha comigo a descoberta do single 1904, cujo clipe, por uma brilhante estratégia do acaso, já existia no aparelho quando ela o comprou.


Jasmine van den Bogaerde, que adota como nome artístico o apelido de infância, tem uma voz madura para sua pouca idade, compondo no piano - instrumento que aprendeu ainda na infância - músicas com um quê de pop rock, clássico e uma vibe meio coral de igreja vazia que se não fosse tão linda, seria até melancólica. Até seria, pois, dificilmente seu timbre exótico e suas melodias carregadas de sentimento conseguem outra coisa além de nos maravilhar.

Também não poderia deixar de mencionar a produção visual de seus clipes, composta por planos desfocados, sequências de cenas marcadas por cortes gradativos, bouquet de luzes, cores e a tonalidade envelhecida e fria da fotografia. Resultam em uma atmosfera vintage, underground e fantasiosa - se é que essas características podem ser correlacionadas - como memórias de transes bêbados ou sonhos.

Meu clipe favorito ainda é Light me Up, mas o figurino e o cenário de Wings o tornam visualmente impecável.

Alguns a consideram apenas mais um prodígio indie do cenário pop atual. Na minha opinião, contudo, vale a pena descobrir qual é o som desse passarinho.

9 comentários:

  1. Que lindo você gostar da Birdy, mais uma coisa em comum! rs Sou apaixonada por ela! *_* Conheci pelo mesmo single que você. E confesso que acho a versão dela bem melhor que a original. Gosto do Phoenix, mas essa é uma daquelas em que o cover conseguiu ganhar! Além desse clipe que é lindo demais, principalmente o figurino <3 E último álbum ta uma delícia, como eu já esperava! Beeijos :*

    http://creepy-littlethings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, mas tô encantada! Sério. Obrigada pela dica! E o blog tá liindo ;*

    ResponderExcluir
  3. A Birdy é uma linda, talentosíssima! Já conhecia há um tempo e vivo escutando. Sei lá, as músicas são tão delicadas, a voz dela é sensacional e você, como sempre, conseguiu colocar em palavras tudo o que acho sobre ela. Sua resenhas são uma coisa!! Fantásticas
    Estava com saudades das suas postagens.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar, mas não parado ainda para apreciar o trabalho dela, com certeza vou pesquisar mais a respeito dela.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A Birdy é legal, mas não é uma das minhas favoritas. Não consigo pensar qual é minha arte predileta. Mas com toda certeza, música é algo muito essencial pra mim.

    ResponderExcluir
  6. Eu já ouvi bastante falar dela, mas não tinha ouvido nada ainda (infelizmente minha rotina lhouca de estudos não me deixa descobrir muita coisa nova mais), mas estou ouvindo wings nesse momento, e já vou procurar um álbum pra baixar. Gosto muito de indie e que voz linda ela tem! :)
    http://www.canseidesernerd.com

    ResponderExcluir
  7. Birdy tem uma voz lindissima, e é linda também né?! hahah

    xx
    http://gipsyyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que voz ela tem. Dei o play no vídeo que linkou e me impressionei. E o som é bem gostosinho. Agora, sobre essa de não curtir muito música: eu já sou o contrário. Apesar de não ter um gosto muito amplo pra um monte de coisas. Além disso, não consigo ler no ônibus. Ouvir música parece melhor, não? ~ {Emilie Escreve}

    ResponderExcluir