terça-feira, 23 de agosto de 2011

Na Terra do sol nascente

Nunca fui muito boa ao que se refere favoritar coisas. De amigos, à cores e músicas, nunca cheguei aos meus "preferidos", os 10 mais, como diria um amigo meu. A área cineófila da minha vida não era muito diferente até esse filme.
Alguma sinfonia de Betoween para esse momento

Se você é um cult alternativo metido a minimalista pode clikar no x que se encontra em algum canto da sua tela. Se você é um cult alternativo metido a minimalista que assistiu a "Memórias de uma Gueixa" e ficou tão encantado quanto eu, dê-me suas mãos telepáticamente e oremos ao nome do diretor dessa obra prima. Ok, isso foi gay, go to post.

"Memors of a Gueisha" é um filme que precisa ser assistido muitas vezes. Não pela complexidade, já que o enredo é de fato simples, mas pela riqueza de detalhes. Como um quadro de Monet (Eu o uso como exemplo desde que ISTO, me fez perder um bocado de tempo no enem) é tão bonito a ponto de te fazer querer pausar cada cena e tirar um screem shot, ou ficar longos minutos observando a variação de cores, os figurinos, a fotografia em geral. Ser visualmente atrativo pra mim, é um requisito indispensável em um filme.

Quando o assisti pela primeira vez, pouco sabia sobre gueixas além de sua existencia. A história de Chiyo, filha de pescador que é vendida okahama (casa de gueixas) e acaba se tornando a gueixa mais famosa de Osaka, poderia ser comparado ao clichê de "gata borralheira" se as personagens principais não enfatizassem o tempo todo que "tornar-se gueixa nunca é uma escolha". No entanto, o treinamento de uma gueixa é tão divertido de se assistir, que cheguei a divagar a possibilidade de vivencia-lo algum dia. Quem sabe em outra vida.

Poderia citar um milhão de outros motivos, se minha inteção fosse a de convencer alguém sobre a qualidade do filme. O que não é o caso, já que tudo que é favoritado por mim é também digno de um ciúmes obsecado e possecivo, a ponto de questionar a postagem dessa resenha. Brinks.

4 comentários:

  1. Eu sou louca pra comprar/ler o livro há um tempo, ele tá de 10 contos no submarino, me chamando há meses, só vim saber que tinha um filme quando acordei pra tomar água numa noite dessas e vi meu tio o assistindo na globo, fiquei super louca pra sentar e assistir, mas como o filme já tava na metade eu nem me atrevi. A fotografia de um filme é uma das coisas que mais devem me encantar, é como a capa de um livro sabe?
    Adorei, Bea. :~

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sabe que já ouvi falar mil vezes desse filme, mas nunca parei para assistir? Vou prestar mais atenção da próxima vez, pelo visto perdi muita coisa boa...

    ResponderExcluir
  3. Eu já ouvi falar desse filme, porém nunca assisti

    http://dezesseisamargos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Vou assistir!Eu tbm nao sou muito boa nessas coisas de favoritos !
    Eu assisti essa semana o curioso caso de Benjamin Button,e quando eu vi o trailler confesso que nao gostei mais o filme e muito bom ! :D

    ResponderExcluir