terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tricotando com Liliane Prata

Colecionar revistas Caprichos (que me desculpem os pseudo-cults minimalistas que pulam os quadrinhos do jornal) é uma tradição entre as mulheres de minha família. Pelo menos desta geração.

Mamãe adorava Caprichos, e é frequente ao vasculhar o fundo da loja de meu avô (lugar que tudo tem e que tudo pode-se achar) encontrar uma edição dos anos 80, com seus editoriais de moda ultrapassado que servem de inspiração pra quem gosta do estilo vintage. O que não é exatamente o meu caso. Com 13 anos comecei a comprar todas as edições de forma compulsiva, já que fazer a assinatura não tem o mesmo sabor de correr na Alternativa (banca bacana de revistas e cafeteria de minha cidade) e verificar se ' a Capricho desse mês ' já chegou.

Na minha fase Caprichomaníaca, a estrutura da revista era muito menos 'teen' e consequentimente abordava temas como sexo e relacionamento (em todos os gêneros: amizade, namoro, família) de uma forma séria, mesmo com o tom jovial. Desde aquela época, e mesmo depois da metamorfose cor-de-rosa em que a revista foi submetida, minha coluna preferida sempre foi a da Liliane Prata.

Toda vez que tenho em mãos uma edição nova, a primeira coisa que faço é correr pra '(Des)neurando' (coluna da Lili) e me divertir com as filosofias triviais e as maluquices da jornalista com jeito de adolescente. Lili talvez seja uma Meg Cabot brasileira, e usando metáforas nosense e um jeito descontraído de redigir o texto, consegue nos segurar da primeira à ultima linha.

Lili também é um tanto quanto auto-ajuda. Se você, como eu, também não tem paciência de ler Augusto Curry ou livros cujo título é 'APRENDA A SORRIR MAIS' , a coluna 'Desneurando' é super indicada pra aqueles dias que tudo o que você que é explodir o mundo mas ao mesmo tempo, precisa de conselho amigo. E tenho que admitir, que o que me agrada mais na Liliane Prata, é a falta de um 'quê' intelectual. Seu jeito de se manifestar simples, divertido e bem estruturado consegue deixar qualquer 'modernitho' no chinelo.

"Estamos presos e qualquer coisa que façamos para tentar nos libertar só vai servir para, no máximo, deixar nossa consciência mais leve. Não vai mudar o modo como as coisas funcionam porque não é assim que se muda o modo como as coisas funcionam. Eu não sei como se muda o modo como as coisas funcionam. Mas algo me diz que não é parando de adoçar nossos cafés que transformamos a história."
Blog da Liliane Prata

Hey Deus, você aí de cima mesmo... Quando crescer quero ser como ela, tá?

6 comentários:

  1. LOL!!! Vou te seguir, quem sabe a gente "fofoca" pela net??? Amei seu comentário!!!

    Mil Sweetkisses \o/

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu amei aqui.
    Eu vi q vc gosta de skins *--*


    Ti sigo
    beju
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre fui fã da (Des)neurando, é uma pena que pouca gente leia essa coluna porque vale muito a pena. Eu parei de comprar a Capricho tem um tempo, não me identifiquei mais com ela. Mesmo assim ainda visito o Blog da Lili, legal saber que tem mais gente que admira ela, kkk
    Um beijo ;)

    ResponderExcluir
  4. Comecei a comprar essas revistas adolescentes com 8 anos, comecei com Smack e Witch e de vez ou outra comprava a Capricho, como vc disse, nao falava muito de coisas teen, falava mais sobre beijos, namoros etc. Porém, depois parei de comprar a revista porque gostava mais de comprar revistas que vinham posters das bandas que eu gostava.. Agora Capricho está muito futil, uma ditadora de modas.. Eu nem leio mais revistas.
    http://dezesseisamargos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu lia muuito Capricho e Atrevida, adorava e nem me envergonho disso. Fazia os testes só pela brincadeira, e adorava a parte de micos, haha. Pena que as coisas mudam, né? Só comprei uma edição esse ano por conta de uma pequena participação numa matéria de make, rs.

    ResponderExcluir
  6. Tudo na nossa vida é uma questão de fases. E por se tratar de ser assim, quando uma fase termina, dá inicio a outra, o que faz parte de um ciclo que nos acompanha em todos os momentos da nossa vida. Eu não sou muito ligado a Capricho e outras revistas adolescentes por achar que elas tem um caratér muito feminino. Aliás, eu também acho que elas só são feitas "para" o publico feminino, porque menino não gosta de ler. É mega dificil achar algum cara que fale que a coisa que ele mais gosta de fazer é ler, já menina nem tanto. As mulheres são bem mais inteligentes, com certeza! hahahaa

    Um grande beijo,
    Pedro

    ResponderExcluir