domingo, 9 de outubro de 2011

Super Clichê


O fato de perdurarem até os dias de hoje não faz dos clichês uma verdade absoluta. Na realidade, os clichês mais famosos exercem o papel de 'mentira reconfortante', coisas que costumamos repetir quando a verdade é dura suficiente para ser ignorada, ou ideais incabíveis (ou não) à nossa realidade, mas que procuram fazer do mundo um lugar melhor... Ou mais fácil de se viver. Isso soou melancólico demais pra uma autora que acredita piamente em clichês. No entanto, o meu dever é relatar a verdade, ou a minha percepção dela. Ou simplesmente relatar algo.

O cinema adora clichês. A-D-O-R-A. Mesmo. Ou o gênero de romance já teria se extinguido faz tempo, porque independente do decorrer da trama você pode ter certeza que um filme romântico terminará em 'felizes para sempre' demonstrado das mais variadas formas. Alguns incluem a morte inesperada do mocinho ou mocinha, no final, ou no decorrer do filme (Um amor para recordar; P.s eu te amo), mas isso se tornou tão frequente que pode-se incluir uma 'subcategoria' chamada "romances dramáticos" ou "dramas românticos" no cinema moderno. E é clichê. Além desse gênero, você pode perceber que o clichê persegue ao lado do justiceiro, o vilão que matou sua família; O clichê é a voz que atrai a mocinha para o canto obscuro daquela casa/hospital psiquiátrico/floresta onde irá topar com um monstro/espírito/serial killer que acabará tirando sua vida da forma mais macabra (e clichê) possível; o clichê te chama de broto e te paga um refresco enquanto alguns figurantes dançam e cantam ao fundo músicas dos anos 50 e o clichê adora zumbis e alienígenas. Um filme com os dois não seria clichê.

Mas se em um filme tem alienígenas e crianças você pode ter certeza de que se trata de Spielberg. Afinal, foi o cara que inventou a "subcategoria" aliens+crianças e ainda consegue fazer filmes sensacionais até hoje, como Super 8. O diferencial do clichê alienígena nesse filme é justamente a forma 'inovadora' que ele é desenvolvido. E quando digo inovadora, não quero dizer sem noção ou fora da realidade (relatando que nesse caso a realidade abrange alienígenas). Qualquer um pode fazer um clichê alienígena, mas poucos podem tornar um clichê alienígena legal. E acreditem, Super 8 é muito legal.

A história que todo mundo conhece: Um menininho descobre que o Estado Norte-Americano mantem uma criatura extraterrestre aprisionada. Essa criatura foge e tenta voltar pra casa; os EUA tentam impedir e entra em cena o clássico clichê Aliens x Humanos; o menino faz amizade com o Alien; o Alien vence o exercito norte-americano e volta pra casa; o menininho fica com a sua namoradinha e faz as pazes com o pai. E junto com o 'felizes para sempre' há uma trilha sonora 'trilegal', uma fotografia incrível e um elenco pra ninguém botar defeito. E olha que entre os protagonistas se encontra Elle Fanning, que anda se mostrando um tanto quanto mais talentosa que a irmã (mas levem em consideração a minha birra pela Dakona Fanning desde sua participação em Lua Nova).

Super 8 é, nos tempos atuais, um dos filmes mais legais sobre alienígenas. Principalmente se você procura um filme que foque tanto quanto, ou mais, na história por traz das criaturas extraterrestres feitas com um 'show de efeitos especiais' , e quer muito mais que cenas de ação computadorizadas. Digno de clássico da Sessão da Tarde, sem ironias ou malícias. A Sessão da Tarde teve um papel deveras especial na vida de muita gente... Incluindo a minha vida.

8 comentários:

  1. Gostei do seu blog... depois, se der, faça me uma visitinha! http://www.jlmilinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. concordo com o que você disse, mas nem assisto muito filmes

    http://dezesseisamargos.blogspot.com
    @16amargos

    ResponderExcluir
  3. Para mim, chega uma hora que os clichês irritam, tanto, mas tanto, que por um mês eu paro de ler livros, ver filmes, assistir tv, etc. Mas daí dá uma vontade de assistir uma comédia romântica, ler qualquer coisa, assistir novela... Pra mim, clichês são pra isso, quando a vida tá ruim, a gente vai lá e assiste um filme, e parece que a vida melhora...
    Com relação ao filme, senti vontadinha de assistir, parece ser bom pra descontrair! Até rimou. KKK
    Enfim, obrigada pelos comentários no meu blog, é raro achar alguém que realmente lê antes de comentar, e comenta algo legal. Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo o que você disse! Mas acho que me acostumei com os clichês... até aparecer algo novo, haha. Nunca tinha visto esse filme, anotei aqui e vou ver se encontro pra baixar :P

    ResponderExcluir
  5. Oi linda *-*
    Estou ti seguindo...
    Amei o seu blog, muito fofo!
    Ah, esse é o meu blog, passa lá! (:
    http://katrynnachacon.blogspot.com/
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  6. Concordo, os clichês tem dominado. Você resenha muito bem. Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. E nao cansamos dos cliches,mesmo sabendo que no final tudo vai ser lindo !E na vida nao e bem assim.Li todos os livros do crepusculo,mas odeio os filmes,peguei uma birra tremenda!
    Vou ver Super 8 ;D

    ResponderExcluir
  8. A história cinematográfica sempre foi e sempre vai ser a mesma. O que vai mudar é a tecnologia impostaem cada filme que nos faz ficar boquiabertos com o que acontece. O importante mesmo é que nunca nos cansamos disso. Cinema faz parte da nossa vida!

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir