sábado, 28 de abril de 2012

Meu Lado Sara Crewe

Dia desses no cursinho, ao final da aula, fui ao lado de outros colegas, pedir ao meu professor de Geografia que banca uma de numerólogo/astrólogo/místico (Paulo Afonso, beijo me liga!), pra fazer a numerologia de meu aniversário. Comprovando algo que sei desde que comecei a pensar ou tomar consciência de que pensava, Paulo Afonso descobriu que, segundo poderes místicos matemáticos, a soma do meu nome tem como produto o lado romântico/sonhador como característica marcante. Também disse que eu poderia ser louca, mas disso qualquer leitor do blog está ciente.

Achei muito apropriado mencionar este fato como introdução da resenha de "A Princesinha", pois o livro se trata justamente de uma sonhadora. No entanto, suas fantasias, em maioria irrealizáveis, conseguiram transformar positivamente sua realidade. Como quero induzi-los a ler a obra e não serei estraga prazeres o suficiente pra encher a resenha de spoilers, mencionarei partes do enredo que realmente interessam a este post.

Após o falecimento de seu pai, a pequena espirituosa Sara Crewe, é subordinada aos cuidados de sua maléfica ex-diretora, Mrs. Michin. Convivendo com uma realidade completamente diferente de seu passado, a garota utiliza sua tão aguçada criatividade para enfrentar, com incrível força e maturidade, os infortúnios nos quais é submetida. Na realidade utópica que constrói, adota o título de princesa e faz dele uma barreira protetora, tornando-a indiferente aos maus tratos, ofensas e crueldades de Mrs. Michin e de alunas maldosas. Como suas fantasias são narradas com uma habilidade incrível, consegue amparar uma companheira de sina e acalmar alunas mais novas, atitudes de um verdadeiro membro da nobreza.

Tal leitura, me fez enxergar meu lado sonhador de forma diferente. Muitas vezes minhas fantasias me dispersaram, frustraram e trouxeram problemas. Cadernos que vão parar em lugar nenhum e fórmulas matemáticas esquecidas são bons exemplos disso.

Porém, como esta Princesinha, quero fazer de minhas utopias combustível para transformar meus objetivos em realidade. Como tento fazer a cada novo post, quero com meus sonhos adoçar a vida alheia, trazendo um pouco de conforto e entretenimento para nossa tão conflituosa realidade.

3 comentários:

  1. Meu filme/livro favorito ( tenho os dois aqui em casa), nunca canso de ler e ver. Sim, sou como a Sara Crewe e uso exatamente desse jeito a minha imaginação: para não me abater e seguir em frente.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Amo esse filme, sessão da tarde da minha infância. Enfim, o livro sempre tive curiosidade de ler... mas nunca encontrei. Você pegou na biblioteca Bia? Beijos querida, saudades imensas suas!

    ResponderExcluir
  3. Esse foram um dos filmes de minha infância, estava comentando dele com um colega de classe hoje


    @littlepistols
    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir