sábado, 19 de maio de 2012

Anime-se

(Parte I)

Caso algumas informações e termos usados neste post estejam equivocados, leitor e leitora Otaku/Otome/conhecedor de animação, perdoe-me e não se intimide em me corrigir.

Me peça para citar 5 coisas que marcaram minha infância, e pode apostar, anime e mangá serão uma delas. É evidente a influência que animação japonesa teve, e ainda tem, na minha vida, agora de forma um pouco atenuada devida falta de tempo, a minha internet ruim e muita matéria a por em dia. Apesar de um pouco afastada desse meu lado aspirante a Otome, me questionei esses dias do porque nunca ter dedicado um post à meus Animes/Mangás preferidos.

Portanto, cá está, uma coletânea com animes e mangás encantadores, na minha opinião, imperdíveis pra quem é fã dessa arte e pra quem está começando a mergulhar no maravilhoso mundo da animação japonesa.

Dragon Ball/Dragon Ball Z

Difícil lembrar de Drangon Ball sem lembrar de infância. Sua popularidade vai muito além do mundo Otaku, visto que é um dos ícones da antiga programação da TV Globinho. Bons tempos eram aqueles em que nossa única preocupação era chegar da escola a tempo de acompanhar mais um episódio da busca de Goku e seus amigos pelas esferas do Dragão! (Isso soou muito merchan, eu sei).Vale lembrar também, que as aberturas de suas temporadas possuem as letras mais chiclete e nostálgicas do universo.

Um obstáculo para quem deseja assistir é a quantidade de episódios, visto que Dragon Ball possuí uma longa série de mangás e episódios, com muitas temporadas.

Card Captors Sakura

Fazendo também parte da programação old-school da TV Globinho (suspiros), Sakura Card Captors mereceu um lugar nessa coletânea por outro motivo especial: Um dos mangás da série (se não me engano número 3) foi o primeiro que comprei, aos 7 anos de idade. Infelizmente o perdi, mas um de meus objetivos e sonho de consumo é possuir a série completa. O enredo se resume no dia-à-dia da estudante Sakura, que ao abrir um livro misterioso (Livro Clow) liberta 57 cartas mágicas que por uma forte corrente de vento são espalhadas por sua cidade , sendo agora seu dever prende-las novamente no livro, obrigando Sakura a procurá-las e capturá-las, tornando-se consequentemente uma Card Captor (caçadora de cartas).

Atenção especial aos personagens secundários, com suas origens misteriosas e suas missões, cujas histórias se entrelaçam as de Sakura.

Paradise Kiss

O que mais me encanta nesta série e em todas as outras de sua mangaká (Ai Yazawa) é o estilo do desenho, um tanto fora do convencional. Os personagens são magros e altos, de rostos finos e traços levemente ocidentais, e pode-se notar que a moda exerce grande influência no trabalho de Yazawa, visto a forma detalhada com que ela se dedica ao visual de seus personagens. Seu enredo foge rótulo "fantástico" - personagens com superpoderes/criaturas misteriosas/realidade ou universos paralelos - carimbado na visão ocidental dos enredos mangá e animação japonesa.

Tendo a moda como elemento chave de seu enredo, o contexto narra o cotidiano de jovens estudantes - um grupo de modistas e a colegial Yukari - que tem suas vidas ligadas graças a um concurso de moda. Transmitida de uma forma intensa, o que teria tudo para ser um típico drama juvenil, mostra-se uma trama envolvente, com personagens incrivelmente marcantes e diálogos engraçadíssimos, além de passagens que nos fazem refletir. Em minha opinião, até quem não gosta de mangá terminaria Paradise Kiss com lágrimas nos olhos.

A Viagem de Chihiro

Também foi aos sete anos (data muito simbólica com relação a animes e mangás, pelo visto rs) que assisti pela primeira vez uma animação japonesa em longa-metragem: A Viagem de Chihiro. O longa, além de ser um dos primeiros filmes que vi no cinema - visto que meus pais até hoje tem dificuldade de trocar o sofá por uma poltrona de cinema, que dirá naquela época - também é animação japonesa mais prestigiada internacionalmente, merecendo em 2002 o Oscar de melhor longa-metragem animado. Um amor.

Não é pra menos, já que não há como não se encantar com fantástico universo onde a história se passa, habitado por espíritos, monstros e deuses. Perdida nessa realidade paralela, Chihiro - a protagonista -, procura resgatar os pais que foram transformados em porcos e voltar para casa.Para isso, torna-se ajudante em uma casa de banhos, oferecendo seus serviços a bruxa Yubbaba, renunciando a sua vida anterior e adotando uma nova identidade, onde é chamada de Sen.

Enquanto trabalha, procura recuperar suas lembranças e uma forma de libertar os pais de seu triste fim, contando com a ajuda de seres com Haku, o enigmático aprendiz de feiticeiro.

16 comentários:

  1. só assisti dragon ball e sakura card captor, quando a tv globinho sabia fazer programação, hoje em dia só sabem repetir as coisas sem graça

    ResponderExcluir
  2. Dragon Ball Z e A Viagem de Chihiro foram os que mais marcaram a minha infância.

    ResponderExcluir
  3. Dragon Ball Z sempre será o melhor dos melhores, mas eu gostava de ver também Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon...rsrsrs

    Adorava, agora também nem tenho tempo direito.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Sakura Card Captors foi minha vida *U*
    Mas viagem de chiriro deve ser o filme mais deprê que ja vi! Hahaha
    Ou, eu me diverti muito lendo seus posts, o jeito que você escreve é super legal!
    Você tem talento, flor!
    Ja virei seguidora e vou querer ler mais posts, hein?
    Parabens pelo blog!
    Me ajuda a completar minha meta de 150 seguidoras? eu ia pirar *O*
    Beijitos, Vickie
    www.chicletevioleta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu adorava Sakura <3

    @littlepistols

    http://portifoliodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não sou fã nem conhecedor de animes e mangás, mas só o que mais me assemelha a isso é meu atual vicio em k-pop e j-pop *-*


    Hey deixa um comment lá no meu?
    www.luliskd.blogspot.com

    (E se ainda não segue, dá uma seguida lá *-* )

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de animes e mangás, o único anime que eu assisti e gostei foi FullMetal, mas tive que parar porque não estava mais conseguindo baixar os episódios :((( Enfim, mas eu tenho uns primos que são muito viciados em anime e meu namorado também é muuuuuito viciado. As vezes eu acho que tenho um certo abusinho por esse tipo de coisa por causa deles que ficam falando sobre isso o tempo inteiro kkkk

    ResponderExcluir
  8. Até agora nunca Li mangás, mas já assisti Animes *--*
    Sabe aqueles modinhas como: Death Note.
    E outro mais sanguinários como: Hellsing, Blood e Afro Samurai que passava meia noite na Mtv ERA TÃÃÃO LEGAL >.<
    Não eu nunca assisti Naruto .-.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho tão estranho quando leio coisas como "Não gosto de animes e mangás" porque isso demonstra o quanto os desenhos animados ainda são vistos como coisas de crianças. Tá certo que há muita coisa ruim. Mas, alguns realmente valem a pena.

    Ah,sim, da sua lista, o único que não botei os olhos foi Paradise Kiss. Mas, a galera fala pra caramba, diz que o traço é bonito, e etc.

    E CCS fez parte da minha pré-adolescência *-*. Eu amava Dragon Ball, assistia no Band Kids (cê devia ser muito bebê pra acompanhar nesse tempo.mas,era legal).

    ResponderExcluir
  11. Quem anda sumida, eu ou vc?rs. Quando eu era crinaça eu era muito mais ligada em animes e mangás =(

    ResponderExcluir
  12. aaaaaaaaaah eu simplesmente sou viciada em animes! *----* , nunca consegui ler um mangá (a não ser Galism) porque todos que eu curtia a história, só achava pra baixar em inglês, e como eu sou uma péssima bilingue já viu né?
    Realmente, Sakura e Dragon Ball fazem parte da infância de qualquer um que se preze u_u uahiuashdiuhasdihiuasd. Se você curtia Sakura, assista Tsubasa Chronicles, é como se fosse uma continuação, só que com os personagens adultos n_n
    Outro anime que fez parte da minha infância foi Hamtaro, meeeeeu Deus, como eu amava! *-* Hamtaro, vamos ajudar a amiga Laura, meu ham-ham ♪ ahsiudhaiudhuaishdiuasd. Enfim, fiquei feliz com esse post, agora eu sei que não sou a única amante da cultura japonesa *-*

    Beijinhos e um ótimo fim de semana! :*
    http://www.oblogdasgarotasinteligentes.blogspot.com.br/

    P.S: simplesmente amei a Morticia ali em cima *.*

    ResponderExcluir
  13. Sem mais! Isso me fez recomeçar a assistir one piece, já! =]

    ResponderExcluir
  14. Olá queridaaaaa! Cade vocÊ?? Sem querer te pressionar, mas já pressionando RS, to sentindo falta dos seus textos super divertidos e originais.

    Beijos :*

    http://tipomari.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Cambuí? Nossa! Moramos quase perto então! Particularmente acho que sim, né?! rs Já fui em um clube à tempo aí perto de Cambuí, mas não exatamente na cidade! :) Mas e o vestibular não deu certo pra ficar? Ahhh! Mas que bom que gostou de Alfenas! Deveria te conhecer pra gente se ver! Quem sabe você não volta né? Se vir, não deixe de me avisar! Beijo

    ResponderExcluir
  16. Awwn eu amo Sakura *-*
    Lembro que meu interesse por animes começou quando eu assistia o extinto Toonami do Cartoon Network, e Sakura foi um dos primeiros que eu vi, meu sonho era ter as Cartas Clow *O* E Dragon Ball também é um dos meus preferidos.
    Eu adorei seu blog, de verdade. É dificil achar blogs hoje em dia com tanto conteúdo legal e sem tanta futilidade.

    http://trezepassoserrados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir