sexta-feira, 12 de abril de 2013

"Marina" Parte II - Por Guilherme Delvalle

Parte I

“ Nasci no ano de 1927, num bairro perto daqui. Minha mãe teve alguns problemas na gravidez e eu nasci assim, cego. Fui criado pela minha mãe apenas.

Nunca frequentei uma escola, nunca aprendi a escrever ou a ler em braile. Sofria preconceito. Cego, filho de mãe solteira e pobre. Morei com minha mãe até os meus 23 anos. E foi com 23 que conheci Marina. Marina era a menina mais bela de todo o bairro. Não fumava, não bebia e frequentava a igreja. Era uma das poucas que não me olhava com dó ou preconceito.

Marina era uma santa. Começamos a namorar e nos casamos no ano seguinte. Na época, minha mãezinha estava muito doente e faleceu dois meses depois do meu casamento. Marina e eu vivemos juntos na casa de mamãe. Ela acordava cedo todo dia e fazia café pra mim. Éramos muito felizes.

No entanto, na virada do século as coisas mudaram. Marina estava cada vez mais distante. Peguei-a chorando no banheiro uma vez. Saia constantemente de casa, e nunca dizia a aonde ia. Logo começou a tossir e evitar ficar comigo. Foram 6 meses assim. Eu já estava velho, cansado. Marina percebeu isso e passou a sair comigo todos os dias. Vinha até essa praça, sentava comigo em um banco embaixo da laranjeira e lia o seu livro preferido. Passávamos horas aqui, ouvindo o canto dos pássaros, sentindo a brisa da tarde e relendo as páginas do livro. Essa foi a minha vida por mais 6 meses.

A manhã do dia 12 de dezembro de 2000 foi diferente. Acordei antes que Marina viesse com o café, e encontrei-a de novo no banheiro, aos prantos. Convenci-a a me dizer o que estava havendo, e depois de muito silêncio, Marina me revelou o motivo do seu choro e de suas saídas constantes: Ela tinha uma doença rara. Lembro-me como se fosse ontem. Meu mundo desabou, mas tentei dar apoio a ela. Marina precisava de mim, assim como eu precisava dela. Dias mais tarde, Marina chegou em casa com uma surpresa: Marlon, esse meu cão guia. Ela me disse que ele me traria alegria e seria meus olhos quando eu precisasse.

A princípio, não gostei muito da ideia, até porque, ela era minha guia em todos esses anos. Mas aceitei mesmo assim. Marlon tornou-se um companheiro para nós em alguns dias. De fato, ele me devolvera a alegria.

Marina me deixou duas semanas depois, logo depois do Natal.

A vida é assim, lhe dá as coisas conforme sua necessidade. Tirou-me mamãe, mas me deu Marina. Tirou-me Marina, mas me deu Marlon. E, desde então, venho aqui todos os dias. Sento-me nesse velho banco e revivo cada instante com meu único amor. Trago aqui meu guia, Marlon, que herdou de Marina a atenção e o amor. Trago também o mesmo livro, da capa branca como meus olhos. Mesmo que eu não consiga ler, lembro-me de cada detalhe da história que ela me contava. ”

Meus olhos estavam cheios de lágrimas no final daquela história. E o velho senhor levantou-se e disse antes de partir:

“ Nunca vi mamãe, Marina ou Marlon. Também nunca vi o amor. Mas sei que, no fundo, eles quatro tem alguma relação.”

4 comentários:

  1. Seu conto é tão encantador. Suas palavras são sábias e adentram a alma do leitor. Foi emocionante a história toda. Principalmente, essa frase incrível "A vida é assim, lhe dá as coisas conforme sua necessidade." Tais palavras são de muita intensidade e veracidade. Encaixam perfeitamente dentro do texto. Adorei!

    Obs: Gostaria de ler seus contos mais vezes no blog.

    ResponderExcluir
  2. Eba! A continuação!
    Muito bonita a história do seu Manoel. História de amor que, admitindo ou não, todo mundo sonha...

    Maravilha! Continua :D
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que li primeiro essa parte e depois fui para outra. Porém me achei no texto e o feito deixou de ser o " Encantador". Muito bonito esse conto, de verdade. Quando leio coisas assim me pergunta pra onde fugiu minha inspiração. hahaha
    Parabéns , pelo texto e continuarei por aqui,beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais linda! sério. Amei de verdade. Essa continuação está muito boa, acho que foi este um dos contos mais lindos que eu já lí. Marlon é um bom nome pra cachorro.
    Se tiver outra dica de conto, tão bom quanto esse, por favor poste *-*

    ResponderExcluir