segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cenouras e Cigarros


Ela picava as cenouras na tabua de madeira com exímia precisão, resultante dos anos realizando mecanicamente a função. Ele se escondia atrás do jornal aberto e entre um ou outro gole da xícara de um café fumegante. Forte e amargo, como o temperamento de quem o degustava. 

Vez ou outra baixava a folha para observar os gestos sistemáticos da esposa. Naquele momento, só tinha uma certeza com relação a ela: não a amava mais. Aquelas mãos, agora tão habilidosas para a culinária, já não possuíam, nas palmas, o calor e a ternura da desastrada namorada de adolescência. O tempo, em um ato de irônica generosidade, quase não maculou a beleza das miúdas feições de Alícia, mas certificou-se de retirar de seus olhos acinzentados, a luminosa alegria que costumava cintilar.

Desde seu décimo quinto aniversário de casamento não faziam mais amor. Quando a tinha sob ele, para cumprir as obrigações matrimoniais, Mauro sentia a indiferença dela, o desprezo, tão acentuados naquele momento como em nenhum outro. Denunciados por seus olhos forçosamente focados em algo além do teto, talvez além do céu. Além de toda aquela vida.

Mauro coçou a barriga, terminou o café e tateou a mesa a procura do maço de cigarros. Recolheu a embalagem. Constatou a ausência do tabaco.
_ Vou comprar cigarros. – anunciou. Como resposta, Alícia lhe deu ombros.

Quantos significados implícitos cabem em uma sentença tão curta quanto “Vou comprar cigarros”? Na dita por Mauro cabiam desgostos calados. Calados por uma vida inteira.
Durante o trajeto até a banca de jornal mais próxima, o qual já tinha há anos se habituado a fazer, ele via o cotidiano a sua volta passar em câmera lenta, pois sua mente estava sobrecarregada com o peso de uma ideia.

Estendendo o maço de cigarros, o dono da banca ficou a espera da iniciativa do homem parado, olhando algum ponto entre o amontoado de revistas velhas, ou algo além dele. Após um pigarro do atendente, Mauro abandonou o devaneio, recolheu o troco, o maço, e prendendo um cigarro entre os lábios, começou o caminho de volta.

“Mas e se ele deixasse Alícia?”. A ideia lhe ocorreu entre o vai e vem de transeuntes, típico do horário de pico daquela avenida, provavelmente roubada de outra mente frustrada com o conjugue.

Afinal, os filhos já estavam criados, eram crescidos, senhores de si. Não precisavam de um exemplo de família perfeita. Já haviam construído suas famílias, suas felizes famílias. Pensou na filha, Manuela, que se casou com um japonês aos 18 anos de idade, e há quatro morava no Japão, voltando para o Brasil apenas em datas comemorativas. Por insistência do marido. Pensou em Paulo, viajando o mundo com sua portuguesa, de cabelos cor de fogo, um pouco mais jovem do que ele, Mauro, seu pai, com a qual divida apartamentos e a missão de conhecer o máximo de países e culturas possíveis. Coisas de jovens. E de velhos que se acham jovens.

Pensou em tudo que um dia renunciou para manter aquela família. Nos lugares que poderia ter conhecido, nas oportunidades de emprego recusadas, nos gastos poupados, nas belas mulheres de convidativos olhares maliciosos, cujo convite a traição teve de renunciar. Pois um dia foi um pai de família, e foi amado, por seus filhos e esposa. E amou Alícia, e como amou.

Amou o efeito translúcido de seus olhos lacrimejados, quando aceitou o pedido de casamento. Amou sua pele delicada, imaculada, coberta pela renda da camisola na noite de núpcias. Amou o sorriso que em seus lábios se formou ao segurar, pela primeira vez, o primogênito nos braços.

Verdadeiramente, ainda a amava, e ao dar-se conta disso, repudiou a ideia que posteriormente o recorreu. Voltaria para casa, abraçaria a companheira, levaria Alícia ao cinema, lhe agradaria com pipoca doce, sua favorita, para lembrar-lhe dos tempos de leveza e juventude. Os quais ele também havia esquecido.

Abriu a porta da cozinha. Eufórico, demorou para encaixar a chave na fechadura. Encontrou o cômodo exatamente como o deixara, à meia hora atrás, para comprar cigarros. Permanecia na pia, a tábua com cenouras fatiadas, a cor vibrante reluzindo no sol da manhã, refletido por uma faca espetada, sob a qual havia um bilhete. Um bilhete de despedida. 


11 comentários:

  1. (Suspiros)
    Juro, que torci antes de chegar no final, que ela estivesse esperando ele com um sorriso e brilho nos olhos de que se apaixonou pela primeira vez.
    Por que ela tinha que ir?
    Mas, nem sempre os finais são felizes né?
    Você fez uma ótima narrativa.
    Os detalhes estavam bem enriquecidos.
    Parabéns!
    Seguindo você.
    http://www.borboletra.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai que triste...
    Quando li cômodo vazio, já sabia q ela tinha partido, que pena, deu dó...
    Mas apesar de td, foi amor de vdd

    ResponderExcluir
  3. ótimo texto! nos levar a pensar se estamos valorizando as pessoas que amamos ou estamos deixando o amor cair no ´tédio...
    abraços!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Eu nem me lembro como encontrei o seu blog, só sei que entrei aqui ontem e ainda não saí. hahaha Li o seu texto e quis mais, fui vendo as outras postagens e me apaixonando a cada uma delas. Parabéns, viu? Adoro a forma como você escreve. São devaneios que dão vontade de ler e reler! Continue escrevendo que eu continuarei por aqui! risos
    =)

    http://creepy-littlethings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, prendeu minha atenção do inicio ao fim ... e ao acabar fiquei com gostinho de quero mais. Você escreve muito bem, rico em detalhes envolve a gente na emoção do personagem.

    http://biancaconde.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já falei como gosto dos seus contos? Adorei a forma como desenhou as cenas, as descrições (sei fazer isso não) *-*
    Me surpreendeu o ato da esposa, indo embora. Será que ele achava que estava sozinho em se sentir assim? Quando o amor acaba é melhor romper. .___.

    ResponderExcluir
  7. Você já pensou em escrever um livro? Porque caramba, tu escreve muito bem! E não são textos cansativos, prendem a nossa atenção ♥

    www.meninaencanada.com

    ResponderExcluir
  8. Ei, não sei se ainda lembra de mim, eu sumi do blog praticamente esse ano inteiro, mas estou voltando aos poucos.

    E gente... Que conto foi esse? Para quem reclamou de falta de inspiração há uns textos, a inspiração voltou e com tudo! Gostei da forma como levou a história até o fim... E ainda me deixou refletindo que às vezes nós só percebemos o quanto alguém ou alguma coisa nos faz bem quando já é tarde.
    E lembrando o seu comentário no meu texto de fevereiro, sim... Também me contaram essa lenda quando eu era criança e minha madrinha (a quem mencionei no texto) faleceu, ainda acredito nela.


    Enfim, eu volto mais vezes!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Cara, como eu tenho tesão em finais ótimos e inesperados. Adorei, adorei, adorei. Fiquei com pena do Mauro - mas sem esse fim, o conto não teria sido isso tudo, de fato.
    Saudades do seu blog ;)

    ResponderExcluir
  10. De remexer o peito.

    Mais um dos meus inúmeros e infinitos Parabéns, Bia!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto. Veja bem, ao mesmo tempo que causa um sentimento de melancolia, o final ainda nos dá esperança. Esperança de repensar na vida, antes que seja tarde.

    ResponderExcluir