domingo, 6 de outubro de 2013

A urbanização da borboleta

Costumava escrever romances. Costumava cobrir-se de renda. Costumava transbordar sentimentos, ora se derretendo em lágrimas e lamúrias, ora exultando felicidade. Costumava buscar um grande amor, e temer enlouquecidamente a solidão. Hoje busca outras coisas, e ainda a teme.

E ao se encarar no espelho do banheiro, seu reflexo distorcido pela fumaça de um banho quente, ela abre a portinha do armário, e certeira, retira, entre escovas e pastas de dente, esponjas, pinças de sobrancelhas e lâminas de barbear, seu batom vermelho. Corre a palma da mão pela superfície embaçada, certificando-se de tornar nítido apenas o reflexo dos lábios. Desliza o bastão por eles, e logo, se tornam carmim. Ela sorri. Aquele sorriso que aprendeu a congelar em sua expressão diária, de um tom cordial. Educado e inexpressivo.  

E embora não chore com a mesma frequência que costumava o fazer, também não costuma rir com facilidade. Neutra, com o tom nublado que viu gradativamente cobrir a cidade, quando abriu a janela de manhã, vendo o sol tímido deixar céu, cedendo seu lugar à uma chuva fina e ininterrupta. Correu pela avenida, deixou o guarda-chuva fechado, deixou a fina chuva molhar seu rosto, cobrir de gotinhas miúdas seus cabelos crespos. Deixou-se limpar de toda aquela morbidez, o marasmo no qual seu espírito mergulhou,

Pediu para ter no céu da boca o cintilar de emoções intensas. Pediu para ter a flor na pele. Pediu para se apaixonar. Pediu para se enfurecer.

Pediu pra se sensibilizar.

Como uma borboleta que após ter asas escurecidas pelas sensações urbanas pelas quais sobrevoou, recorda saudosamente seus sentidos de lagarta. 



10 comentários:

  1. Eu particulamente amei. Me fez pensar nas nossas mudanças, no nosso amor próprio. Estou apaixonada!

    ResponderExcluir
  2. Você fez o desenho?? Ficou demaaaais!

    ResponderExcluir
  3. O desenho combinou tanto com o texto...

    www.bybiancaconde.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bom.

    Não é pouca verdade essa de que a serenidade e a sanidade vão embora nesse cinza diário. Ainda bem que a praia não tá tão longe, haha (:

    ResponderExcluir
  5. Essa metáfora da borboleta, tão cara a tantos de nós... Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  6. E quem nunca desejou apenas sentir ne?
    Eu fui em Andrelândia, qual cidade vc foi?

    ResponderExcluir
  7. Que lindo! Em momentos assim, precisamos deixar com que a chuva lave nossa alma.
    Adorei, especialmente, a reflexão nas últimas duas linhas do texto. Muito bom.

    Ps: Se fores a desenhista, penso que além de escrever, também tens o dom de desenhar (e passar emoções a partir do desenho).

    ResponderExcluir
  8. Imagino essa borboleta voando numa cidade cinza...e ficando sem graça e cinza, tal qual a cidade e os seus habitantes. Coisas da vida
    ::::
    {Emilie Escreve}

    ResponderExcluir
  9. Achei o texto melancólico e alegre ao mesmo tempo. O tema urbano me agrada, e o compartilhei com a personagem o feeling de hope no final. haha

    obs: a desenhista é você? Se for, parabéns, eu não desenho nem uma casinha.

    ResponderExcluir
  10. Um arquétipo de todas nós? Sim, representa muito bem.
    A arte de congelar sorrisos de meia-lua. A arte de andar no meio deles mas não ser uma deles.

    Lindo.

    ResponderExcluir