quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Na balança

  Engordei. É o que venho confirmando toda vez que subo na balança nos últimos tempos. Isso me incomoda, afinal, no 1º semestre pesava 5 quilos a menos. Contudo, diferente da Bia de alguns anos atrás, eu não surtei, não deixei de usar vestidos, não comecei a cogitar a possibilidade de economizar para uma futura lipoaspiração nem recorri a dietas malucas a base de granola e suco de beterraba.
 
  Sei que é uma possibilidade fantástica e sem cabimento, mas prefiro acreditar que o excesso de dígitos da balança também é oriundo da quantidade de coisas que aprendi e conheci em 2013.

  Foram 365 dias de muita transformação, por mais piegas que isso pareça. Não alcancei a total independência, mas me sinto como nunca cada vez mais próxima dela. Um ano em que pus pela primeira vez, por necessidade e com pesar no coração, os pés para a fora da Terra do Nunca, me curando involuntariamente daquela Síndrome de Peter Pan que alimentava carinhosamente, embora não gostasse de admitir.

Um ano em que me tornei responsável na marra, solucionando ou atenuando, pagando caro, por atitudes de extrema irresponsabilidade. Em que me arrisquei, pus a cara a tapa, perdi uma parte desnecessária de timidez e controlei a insegurança, em situações em que tive de assumir uma verdadeira cara de pau.

  Um ano em que me decepcionei: com pessoas, projetos, lugares. Fiz e desfiz amizades com a velocidade da luz, conheci pessoas que quero acompanhar pelo resto da vida e afastei pessoas que gostaria de ter agora ao meu lado. Aprendi a respeitar, e a valorizar ainda mais, aqueles que sempre correram comigo, os que me ajudaram a levantar de meus tombos de 2013. 

  365 dias de conquistas, que me obrigaram a deixar muita coisa para trás, abrindo em minha vida espaço para guardar novos conhecimentos. Um ano em superei o medo da solidão, e aprendi a apreciar ainda mais a companhia alheia. 

  Um ano em que aprendi a fazer feijão. Provei bebidas de procedência suspeita. Dormi do lado de fora da porta por que perdi a chave de casa. Aprendi 4 profissões diferentes. Perdi ônibus no ponto. Comi abacate e caqui (coisas que não comia há anos!) e frutas de nomes exóticos. Fui demitida. Conheci vários tipos de dinâmica de grupo. Estudei MUITO. Voltei a desenhar. Assisti poucos filmes. Devia ter lido mais…
  
  Vivi bastante.
  
  O que eu quero para 2014? Bom, todos os clichês possíveis e imagináveis, incluindo o tipo mais utópico, completo e inexistente de um deles: a felicidade. E como uma amiga minha disse: 2013 foi bom mas... Já foi tarde.
 
 

11 comentários:

  1. o que são uns quilinhos a mais quando se ganho experiencia de vida tão boa né? Espero que 2014 seja lindo pra você!!!

    xoxo
    http://gipsyyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acredito que todo ano tem muito de semelhante aos anteriores que vivemos. sempre surgem aprendizados, decepções, arrependimentos e motivos de sobra para sorrisos estampados. Que bom que, pesando tudo, você percebeu que a vida não tem tanto peso assim.
    Tenha um ótimo 2014.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Achei teu texto interessante, porque você descreve os momentos ruins com naturalidade e tenta retirar algo bom com eles. Queria conseguir ter sempre essa visão também. Isso faz da vida, menos dolorida.
    Identifiquei-me com teu texto, por também ter passado por várias mudanças e crescimento em 2013.
    Que seu 2014 seja muito próspero!

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei totalmente, meu ano foi exatamente assim. Amadurecer na marra é bom, aconteceu comigo também, porque eu, sinceramente, me sentia muito confortável vivendo como se tivesse 17 sendo que tenho 24. Esse ano faço 25 e nem acredito, é o fim do mundo hahaha :)
    Feliz 2014 pra nós ^^
    http://www.canseidesernerd.com

    ResponderExcluir
  5. É, 2013 não foi muito legal para mim também. Eu, que já me achava madura, não tinha ideia do quando ainda podia enfrentar e crescer. No final, o ano até que deu uma melhorada, trouxe boas novidades. Espero que 2014 seja melhor para nós duas, aliás para todos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu texto, 2013 vc fez bastante coisa e até dormiu do lado de fora ahsiuahusha
    morro de medo de q isso aconteça cmg, tbm engordei, e em 2014 quero estudar mais :)

    ResponderExcluir
  7. Que gostoso ler esse tipo de retrospectiva. Bom também saber que você aproveitou bem seu ano e aprendeu bastante com ele. Mas confesso que deu uma peninha na parte de ter dormido na porta. hehe
    Me ensina a fazer feijão? Maior desafio da vida,
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Nada como se sentir bem consigo mesma, também aprendi nos últimos tempos que não adianta surtir por quilos a mais na balança, que o importante é viver e o resto, bem, o nome já diz tudo, é resto.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Você aprendeu a fazer feijão! Tô carecendo aprender também! Agora, falando sobre 2013... Foi um ano de muitas mudanças [nem todas boas]. Claro que 2014 tem a responsabilidade de ser melhor :). E que a gente continue amadurecendo e dando a cara a tapa, se preciso.

    ResponderExcluir
  10. uM BOM 2014 PRA NÓS. cONCORDO COM A SUA AMIGA, INFELIZMENTE, não terei tanta saudade de 2013 quanto gostaria :/
    mas é assim mesmo. E quanto a balança... coma o que quiser e cuide de você pra ficar do jeito que se sentir bem. Não ligue pra ela.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a atitude! E invejei você ter aprendido a fazer feijão... Quem sabe não adiciono na minha lista? Que venha 2014!

    ResponderExcluir