terça-feira, 26 de agosto de 2014

A Viúva Negra e o tal do amor próprio


"Sou uma pessoa que sempre defendeu publicamente uma imagem de corpo saudável, e é ridículo a mídia afirmar que perdi uma quantidade de peso impossível com algum tipo de "dieta de choque" ou exercícios milagrosos. Acredito que é negligente e perigoso essas publicações venderem a história de que são maneiras aceitáveis de parecer uma "estrela de cinema".  
[...] O conceito de "As estrelas são exatamente como nós" nos faz sentirmos conectados com estilos de vida que às vezes podem parecer de outro mundo. Sim, as celebridades são exatamente como nós. Elas lutam com demônios e superam obstáculos e têm hábitos incômodos e lutam com vícios. Dito isso, eu ficaria absolutamente mortificada ao descobrir que alguma garota de 15 anos em Kansas City leu um desses "artigos" e decidiu ficar sem comer durante algumas semanas para ser igual a Scarlett Johansson." (Fonte)
Gosto muito da Scarlett desde Vicki, Cristina, Barcelona. Admito que minha afeição é mais pela personagem (com a qual me identifico bastante psicologicamente), contudo, é muito difícil não se encantar com sua interprete, devido a áurea de doçura espontânea que ela possuí.

  Se seu depoimento é sincero ou uma mera estratégia para lhe atribuir uma imagem humanista, não sei, e sinceramente, não me importa. Eu simplesmente adoro quando celebridades assumem seu lado humano, rejeitando o título de Deuses com o qual a mídia insiste em os consagrar.

  Faço Publicidade e Propaganda, com foco em criação, e sei o quanto essa área pode ser maliciosa a ponto de criar um padrão quase inatingível de beleza, se o objetivo é vender um produto. Não adianta tentar negar o lado negro da força.

  Ele existe, nos slogans de cereais que prometem te secar em 7 dias, nos cremes anti-rugas, nos comerciais cantando o quanto você é bonita mas pode ficar ainda mais com nossos cosméticos, em certas revistas que dizem que você não pode usar determinado peça de roupa, não combina com seu corpo, não importa o quão poderosa e feliz você se sinta. Está principalmente nas modelos super photoshopadas estampando “revistas de saúde”.

  Não faço um anti-ode à beleza, academias, reeducação alimentar, hábitos saudáveis...Faço sim, mais um dos muitos manifestos contra a ditadura de uma beleza inatingível, uma beleza cruel, sustentada por mentiras,que leva pessoas à morte, arranca lágrimas, impede muita gente de ser feliz.

  Sou totalmente a favor de mudanças, mas se for para mudar, que seja por você, para você, e não para se igualar a parâmetros utópicos criados por uma parcela da sociedade que ainda tem muito que amadurecer.

  Ame seu corpo, suas imperfeições, seus sentimentos. Ame principalmente o direito de ser o que você é.





15 comentários:

  1. Também sou a favor de mudanças, mas, se for pra mudar, que seja por você, não pelo que os outros dizem. Concordo plenamente.
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
  2. Isso é bem vdd oq vc falou, se eu tenho altura tal e quadril maior do que o do Home simpson jamais serei como algumas atrizes. A gente tem que buscar equilibrio, mas cuidadr de si

    ResponderExcluir
  3. Verdade!! Mas também não gosto como as pessoas apenas se aceitam mas no estilo '' ai sou horrorosa mesmo, foda-se vocês'' pq ninguém é feio. Eu vi essa onda de ''aceitação'' e reparei nisso, que as pessoas não aceitam sua aparência e aprende a ser feliz com ela, apenas aceitam que são assim (assim feio, assim crespo, assim gordo. aceitam que são feios por isso, não que podem serem bonitas apesar de qualquer coisa) acho até que isso é mais ''desistir'' do que se aceitar. Paradoxal, né?

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro a Scarlett, acho ela uma mulher de personalidade forte.
    Gostei do seu texto! Acho que a gente deve fazer aquilo que nos fazer sentir bem e esquecer o padrão de beleza imposto pela sociedade de mídia. Acho massa quando uma pessoas que está a cima do peso decide emagrecer, mas faz isso de maneira saudável e não para ficar parecendo um cabide de roupa como são a maioria das manequins.

    Até meus 16 anos eu era um palito de dente, eu detestava isso. Sempre quis ganhar mais peso. Hoje eu devo pedir desculpas à minha mãe que sempre me dizia que eu ia "criar mais corpo" quando envelhecesse, eu não acreditava que. Hoje sou feliz com meu corpo e estou procurando (agora) me exercitar para ser mais saudável e durinha. Mas nem quero emagrecer nem ficar gostosona do pânico.

    ResponderExcluir
  5. Realmente essas noticias de "fulana fez dieta de couve e brocolis e emagreceu 8 kilos em dois dias" sempre aparecem. E a Scarlett foi PERFEITA no que disse. Aliás, a Scar é lindissima e ela estando num filme, já sei que é bom e logo assisto. E ela sempre aparece de bikine na praia com suas celulites, tirando foto sem maquiagem, etc etc.
    Eu realmente, concordo contigo. É uma droga isso, a gente vive achando que precisamos de um monte de coisa que a gente não precisa e mais: nós sempre pensamos que comprando um monte de coisinhas, vamos ser jovens para sempre, mas nem mesmo as famosas são bonitas para sempre.
    Temos que renovar nossa alto estima. Olhar para si mesmo com olhares diferentes do que a midia diz que é bonito. Todas nós somos bonitas. O padrão de beleza que se vê na midia é doentio e na maior parte das vezes, irreal.

    ResponderExcluir
  6. o quanto antes as pessoas deixarem esse vício de lado melhor. aceitação pessoal é o melhor caminho. bom, primeiro que [como você mesma falou] a mudança tem que vir de dentro: a pessoa precisa sentir essa necessidade. nada tem que ser pressionado. segundo que chega de se comparar com fulano e sicrano.

    ResponderExcluir
  7. A gente é as nossas imperfeições, são elas que nos tornam indivíduos diferentes. Já me tratei muito mal por não me aceitar, por me achar feia, gorda e minuscula. Nem sem porque. Depois dos anos e um certo amadurecimento eu acabei vendo que, olha só, ainda bem que sou assim, eu sei me amar, hoje em dia, do jeitinho que sou; É assim que tem de ser.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  8. Também não sou contra à todas as medidas para ficar 'mais bonita' ou 'mais aquilo', e é bem verdade que na mídia ocorre essa propaganda de uma beleza inatingível. Acredito que todos, tanto mulheres como homens, devem ter consciência do seu corpo, da sua própria beleza, dos seus limites e não ser tão afetados assim com essa ditadura 'imposta' na sociedade.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O seu texto me fez pensar num tema ainda maior: Por que precisamos tanto de ídolos? Talvez por depositarmos neles as esperanças que não temos em nós mesmos? Não sei.

    De qualquer forma, é louvável a atitude da Scarlet assim como a sua opinião nas linhas seguintes.
    É preciso mesmo amar mais o corpo que vivemos.

    Mas é preciso querer viver mais as nossas vidas do que imaginar como seria se fossemos essa ou aquela celebridade.

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente? Eu acredito que não há nada mais bonito que aceitar o que se é. Quando a gente aprende a se valorizar, a se gostar de verdade, a fazer o que é preciso e o que é possível para nosso bem estar, isso transforma. Quando estamos de bem com a gente, isso se reflete em tudo e a beleza dessa aceitação se sobrepõe a qualquer outra coisa, pra mim isso é o mais importante.

    Abraços.

    semprovas.blogspot.com
    coracaoaflordapele.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Esses padrões que a mídia impõe podem abalar o psicológico de qualquer um, eu bem sei, mas acredito no que tu falou. Se quisermos mudar, que seja por nós e para nós. Nada além disso. Senão, deixa como está e bora se gostar. :)

    ResponderExcluir
  12. Voltei aqui esperando atualizações, srta.
    Trate de escrever.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  13. Cara. A cada post que eu leio sobre esses padrões de beleza eu concordo mais. Quando eu era adolescente eu lia Atrevida e me sentia horrorosa. Todas as modelos dos ensaios eram lindas e magras, e eu era gorda. Minha sorte é que eu sempre fui muito preguiçosa pra tentar fazer alguma coisa, ainda mais radical HAHAHA
    Adorei o post, gata.
    http://www.canseidesernerd.com/

    ResponderExcluir
  14. Sim. Apenas sim, sim e sim.

    Como ex-anórexica (se é que um dia a gente supera isso) e com a família desmoronada por conta dessa doença, tudo que eu posso fazer é concordar com você. Meninas cada vez mais novas e mais imaturas compram o falso conceito de perfeição e não é certo tirarmos a infância dessas meninas.

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Concordo muito, afinal tambem defendo que a base de todo e qualquer amor que possamos vir a ter na vida é o amor próprio, cada um tem beleza a seu modo, dentro, fora, por todos os lados, basta limpar os olhos de todos os padrões externos impostos desde que nos entendemos por gente.

    ResponderExcluir