sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Bem-vindo ao clube dos desajustados

"Ou uma resenha sobre “o filme mais emocionante de todos os tempos”

Acabei de assistir “As Vantagens de ser Invisível”. Os créditos estão rolando enquanto David Bowie me diz que "podemos ser heróis só por um dia", e, como estive a maior parte do filme, estou chorando agora. Se você faz parte do abençoado grupo dos que nunca se sentiram completamente solitários, talvez não se sensibilize como eu. Pois tal qual o protagonista, também já senti na pele o que é ser invisível.
Logan Lerman, cuja imagem de galã hollywoodiano foi totalmente apagada pela intensidade de sua interpretação, consegue absorver perfeitamente a extrema insegurança e timidez de Charlie, as quais são demonstradas pelos ombros baixos, movimentos travados e um sorriso desconfortável exibido a maior parte do filme. Características responsáveis por despertar em mim a vontade de abraçá-lo, protegê-lo da crueldade subliminar existente no dia-a-dia escolar.

Senti revividas as sensações de pressão e provação características do colegial. Nunca é tão significante fazer parte de algo, ter um grupo ou pelo menos, alguém para conversar na hora do intervalo. Ser aceito. Não negarei ter encontrado um pouco do meu passado na introspecção, no escapismo e no sentimento de deslocamento, vivenciados pelo protagonista. A aceitação de uma amizade verdadeira, coisa tão insignificante para alguns, provoca uma verdadeira transformação no jovem e é responsável por salvar sua sanidade.

Emma Watson deixa definitivamente Hermione no passado, abraçando a liberdade, e a descontração de Sam, pupila do protagonista. Contudo, a cena é definitivamente roubada pela irreverência de Patrick, o cativante baderneiro responsável pelos momentos mais engraçados, gay mais que bem resolvido, mas que para proteger a reputação de seu parceiro, emprega todos seus esforços para manter seu relacionamento na clandestinidade. Interpretado pelo gatíssimo Ezra Miller, sua aparição consegue desviar nossa atenção dos olhos claros e do charme inocente de Lerman.
Patrick e Sam: Mostrando o lado o cool de ser "esquisito"

Ao lado de Sam e Patrick, tão desajustados quando ele, Charlie prova as delícias e dissabores de dividir a intimidade com alguém. O primeiro beijo, desilusões amorosas, conflitos de ego, ciúmes e experiências com drogas e alcool, são encenados com muita sensibilidade, atribuindo um quê lírico, quase poético, aos viveres típicos da juventude.

Tendo uma deliciosa trilha sonora como plano de fundo, “As Vantagens de Ser Invisível” não é apenas um melodrama sobre a adolescência: É um filme sobre desilusões e vazios que acompanham toda trajetória humana, mas são suavizados na companhia de uma alma amiga.

Ainda estamos em janeiro, porém, me sinto capaz de afirmar que nenhum outro filme em 2013 irá me emocionar tanto quando este.

12 comentários:

  1. Infinita acaba sendo a vontade cada vez mais de se sentir infinito também.

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente só o que vejo são coisas sobre esse filme/livro tenho que assistir ou ler o mais rápido possível hahahahahahah parece que ele está me perseguindo!
    Bom dia! Um beijo grande!
    yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vou dizer pra você tudo que digo pra quem acaba de ver esse filme: leia o livro. Tenho quase certeza que a experiência vai ser a mesma, ou até melhor.

    ResponderExcluir
  4. O filme me interessou bastante. Como você falou, acho que me verei um pouco na pele do protagonista. Achei excelente o seu post, sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi esse filme, fiquei interessada!

    ResponderExcluir
  6. Tô atrasado pra ver também. Acho que enrolo porque li bastante sobre o filme, sobre como emociona, e meio que temo isso, ainda mais no momento atual de minha vida, onde preciso ser mais guerreiro, mais agressivo, menos passional ou emotivo. Tava com saudade de vir aqui, pqp.

    ResponderExcluir
  7. Agooora que vi o DDPP na blogroll ali do lado! Vou abrir a aba de parceria e vou te colocar lindamente lá!

    ResponderExcluir
  8. Comecei a assistir esse filme mas ele travou e tive de parar - é. Porém eu gostei bastante do que vi e certamente ainda o assistirei por inteiro.
    Afinal, até há vantagens em ser invisível.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nossa esse filme é demais! Fiquei como você, chorei muito e no final, ainda chorando, demorei para parar! rs... A trilha sonora é maravilhosa! Foi um dos meus filmes preferidos do ano passado, já falei dele no blog também!

    Beijos
    Blog M de Marcela

    ResponderExcluir
  10. Beatriz,que forma linda de resenhar! Me interessei pelo filme. Mas,ainda quero dar aquela lida no original ^^
    Emilie Escreve ~

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo fala bem desse filme (e do livro também) rs Tenho curiosidade *-*

    help-adolecentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ainda não vi o filme, quero muito ver. Li o livro há tempos e desde então que eu soube do filme, eu estava ansiosa para assisti-lo. Quando eu soube da escolha dos atores, eu fiquei meio assim, por serem tão populares, com medo que estragasse a essência que o livro deixou em mim, mas você mesmo falou coisas aí que eles deixam o seu 'passado' e vivem a personagem como deve ser. Assistirei o filme e acredito que vou tirar essa imagem meio preconceituosa minha. Muito boa tua resenha! :*

    ResponderExcluir