sábado, 5 de janeiro de 2013

Desapego involutário

Ou coisas (obrigatoriamente) deixadas para trás

Fins de ano chegam a mim como acessos de nostalgia. Feito areia da costa gradativamente levada pelo movimento das ondas, meus viveres de 2012 e de seus precedentes são arrastados pelo tic tac do relógio, e aos poucos, ofuscados pelo brilhantismo de novas descobertas, levados ao subconsciente, para de vez em quando me acordar de madrugada com chutes de nostalgia.

Memórias, dores, encontros, perdas, fragmentos de frases ditas e caladas, aquele sorriso em forma de lua, o tom da voz de minha vó saudando a juventude, a imagem de meus pés, ainda "inhos", calçados em chinelinhas cor de verde-pistache. Lembranças, que de tão nítidas, às vezes, resgatam o gosto, a textura e também o cheiro de certos momentos.

Sabor de menta e tabaco em seus lábios, vodka com suco de maracujá, brigadeiro e granulado colorido, pelúcia de um ursinho laranja e papel laminado catado aos montes do chão para ser jogado no ar novamente. Os olhos dele eram azuis, verdes e amarelos, sorvete de menta com pedacinhos de chocolate, o colorido de confetes jogados em cima do açaí com leite ninho e leite condensado.

Renda, vermelho Ruby Woo, as noites não dormidas ou quando pernoitei chorando, cheiro de cravos misturado com a fumaça de incenso, a voz era do Mick Jagger, depois Alex Turner, Alex Kapranos e Cash, Johnny Cash!... Audrey diz: "The rain in the Spain stays mainly in the plain" (ou isto também foi dublado por Julie Andrews?) porém, tão recentemente, ouço Marilyn dizer sabiamente "Diamonds are a girl best friends!"... E minha vista escureceu de tanta raiva."Abro no fecho."... “There’s no place like home”.

Aos soluços, atinjo a superfície, nado até a beira, volto para o presente. No horizonte, ondas de lembranças ainda cintilam furta-cor (como em uma "penseira"?), como o auto-mar, banhado pelos primeiros raios de sol, escapando entre as nuvens.

Tudo que vai, volta. Se não materialmente, volta para mim como altas doses de nostalgia, e esta faz parte do meu presente, faz parte do meu espírito. Faz parte de mim. Assim como suposições utópicas sobre o futuro, uma falta de saco para o "Carpe Diem", "açúcar, tempero" e nem tudo que há de bom... Tudo que foi, deixou espaço para muita coisa boa... Nunca me senti tão tranquila, tão segura em toda minha insegurança sobre tudo, tão viva, tão... Eu.

Feliz ano novo, que ele traga futuras novas (e boas) lembranças.

-

Espero, do fundo de meu coração, que meus votos atrasados, porém sinceros, de alegria, paz, motivação e muita inspiração, possam significar algo para meus leitores lindos & maravilhosas e para os meus companheiros de blogsfera também. Foi um fim de ano corrido, cheio de novidades (como minha (surpreendentemente) boa nota de redação), decisões (fui aprovada em dois vestibulares), ostracismo criativo e algumas tequilas.

A virada foi incrível, e o ano começou maravilhosamente bem se comparado ao meu réveillon do ano passado, o qual passei brigada com minha mãe. Prevejo muita correria nesse próximo ano, porém, acredito que mudanças e responsabilidades futuras serão o combustível ideal para alimentar minhas ideias, as quais vou prontamente aflorar em forma de palavras neste blog. Ps: O tom enjoativo de rosa-danoninho do novo layout, reflete mais meu espírito mocinha atual do que alguma mudança na minha vida romantica-sentimental. Que continua parada.

7 comentários:

  1. Gostei da estruturação do texto. Ora como um conto, ora como algo individual. Muito bom!

    Obs: Parabéns pela aprovação nos vestibulares. E Feliz Ano Novo, menina *-*

    ResponderExcluir
  2. Falou com a minha alma. Talvez como sempre. Talvez como nem sempre. Muita sorte neste ano, Bia!

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo *-* É bem isso que acontece nos finais de ano!
    Já estou seguindo aqui!
    Bom dia!! Tenha uma ótima semana!
    Um grande beijo!
    yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Umas das mais difíceis e necessárias lições da vida! Muito bem descrita!

    []s

    ResponderExcluir
  5. Oi, Beatriz. Que texto bonito! E parabéns por vc ter passado em 2 vestibulares!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto muito legal.
    Parabéns pelo teu blog flor, ele é lindo, estou adorando as postagens. Já estou te seguindo e curtindo sua pag do face.
    Quando tiver novidades passa lá no meu para me avisar ok?? Vou adorar voltar aqui.
    E se puder seguir e curtir minha pag, vou ficar muito feliz de ter você por lá. beijOs.
    http://andressalara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Super nostálgico esse texto! E muito bem escrito. Me encantei com cada lembrança como se fossem vestígios de cada momento...

    help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir